Crédito: Reprodução | Agência Sebrae

Sebrae mapeia demandas de empreendedores da Zona Norte de Natal

SAB. 17 JUL

A Zona Norte da capital potiguar é responsável por um dos maiores conglomerados de pequenos negócios entre todas as localidades da cidade. Com uma população de 303,5 mil moradores, que representam 37,7% de todos os habitantes de Natal, a Zona Norte reúne mais de 17,9 mil micro e pequenas empresas.

O Sebrae no Rio Grande do Norte decidiu atuar mais próximo desses empreendedores, sobretudo com o advento da pandemia, que, na fase mais aguda, provocou uma enxurrada de fechamento e paralisação do funcionamento de empresas.

A instituição começou a elaborar um mapeamento das pequenas empresas instaladas nos principais corredores comercias da região. O objetivo é traçar um perfil dos principais empreendimentos e as demandas dos empresários para ofertar soluções assertivas de acordo com as necessidades das empresas existentes nos sete bairros da região.

Uma equipe de técnicos e consultores está visitando as empresas instaladas nas avenidas Tomaz Landim, Paulistana, das Fronteiras, Maranguape, Boa Sorte, Pompéia e Chegança, onde já existe um alto índice de negócios, além de outras vias no conjunto Pajuçara II, onde tem uma outra concentração relevante de empresas. “Precisávamos entender, de fato, como é a demanda dos empreendedores da Zona Norte. Então, estamos levando esses atendimentos porta a porta em algumas avenidas que mapeamos e que existe a maior concentração de negócios, conversando com esses empresários”, afirma Everton Lucena, analista técnico do Sebrae-RN que está à frente do trabalho.

Para chegar a um perfil, estão sendo levadas em consideração as informações de uma amostragem de 1.000 empreendedores, que serão visitadas in loco.“Nosso objetivo é conversar com os empresários e entender as demandas deles, principalmente nesse novo momento. Se eles preferem que o atendimento seja feito de forma presencial ou remota, as áreas que demandam capacitação e os temas que têm interesse para participar de eventos”, explica Everton.

Esse perfil será determinante para a abertura da Loja do Empreendedor, que está sendo montada no Partage Norte Shopping. O espaço vai funcionar como um ponto de atendimento, onde serão oferecidos todos os serviços existentes no portfólio do Sebrae. "A gente vai formalizar empresas, vai atender clientes com orientação empresarial, consultoria de gestão, Sebraetec e alguns eventos. Todos os serviços que são oferecidos na sede e nos escritórios regionais também serão disponibilizados na Loja do Empreendedor”, avisa Everton Lucena. A previsão é que o espaço seja aberto entre o fim de agosto e início de setembro próximo.

De acordo com diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, está sendo formalizado um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Natal para que o executivo municipal leve para a loja serviços de órgãos públicos de interesse do empreendedor, como a expedição de licenças e alvarás da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb), por exemplo, e o serviço da Secretaria Municipal de Tributação (Semut). A parceria com a Prefeitura está sendo formalizada por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também