Sebrae lança Prêmio Nacional de Educação Empreendedora

QUA. 07 NOV

O Sebrae lançou nesta terça-feira (6), em sua sede, em Brasília, a 1ª edição do “Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora”. A inciativa busca identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. O prêmio está organizado em quatro categorias (ensino fundamental, médio, profissional e superior) e se destina a secretários municipais e estaduais de educação, reitores, diretores, coordenadores e professores em todos os níveis. O lançamento do Prêmio integra a programação da 11ª Semana Global do Empreendedorismo, e que neste ano tem o empreendedorismo jovem como tema principal.
 
Educar para empreender, conforme Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae, significa formar protagonistas, com capacidade de liderança e gestão, que aprendem com os próprios erros e têm um grau elevado de comprometimento e responsabilidade social. “Nos últimos anos, o Sebrae, junto com um amplo grupo de parceiros, atua no sentido de levar esse conceito a todos os níveis de ensino, provocando a reflexão de milhões de estudantes e professores, bem como gestores públicos, e tentando contribuir para tornar o empreendedorismo mais presente na grade curricular do nosso sistema educacional”, comenta Heloisa Menezes. “O Prêmio será uma ferramenta fundamental para identificarmos inciativas inovadoras, que estão sendo desenvolvidas nas salas de aula por educadores de todo o país”, conclui a diretora.
 
O reconhecimento acontecerá em três etapas. Na primeira, em nível estadual, após análise por banca avaliadora, serão selecionados os 20 melhores cases (cinco para cada categoria) em cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal. Esses professores, gestores e diretores estarão automaticamente classificados para a etapa Regional. Nessa fase, serão analisados os 108 projetos e indicados 60 finalistas do país, que passarão por banca avaliadora nacional, responsável por apontar os 12 ganhadores nacionais (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria). 
 
Prêmios
As melhores iniciativas estaduais e regionais serão reconhecidas com os troféus ouro, prata e bronze de cada categoria (ensino fundamental, ensino médio, ensino profissional e ensino superior). Já os melhores cases nacionais receberão, além de troféus, um convite para participar de uma missão técnica nacional (1º, 2º e 3º lugares). Por fim, para os 1º lugares em cada uma das quatro categorias, será concedida também uma oportunidade de apresentar o seu projeto em um evento de visibilidade nacional.
 
Inscrições 
As inscrições têm início no dia 6 de novembro e encerrarão às 23h59 de 28 de fevereiro de 2019. A participação é gratuita e pode ser feita eletronicamente no site da premiação: www.educacaoempreendedora.sebrae.com.br.

 

  Revista Negócios
 Veja Também