As aceleradoras do hub já haviam pré-acelerado 396 startups potiguares. Em todo, o país, os investimentos superam R$ 500 milhões.
Crédito: Vitória Oliveira

Sebrae ganha hub com oito aceleradoras para impulsionar mais startups potiguares

 

O ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte conquistou o primeiro hub de aceleradoras, composto por oito empresas de vários estados do país. O Hub de Aceleradoras do Sebraelab foi instalado na noite da sexta-feira (28), como parte da programação do evento da Abstartups, StartupON, realizado durante todo o dia, em parceria com o Sebrae-RN, na sede da instituição, em Natal.

O Hub de Aceleradoras do Sebraelab Natal será composto por representação das aceleradoras Liga Ventures (São Paulo); ShiftT (Santa Catarina); WOW (Rio Grande do Sul); FI Boost Brasil (São Paulo); Avati Aceleradora (Paraíba); Rede+(Bahia): TroposLab (Minas Gerais) e Poti Ventures (Rio Grande do Norte), que passam a contar com um espaço exclusivo na sede do Sebrae, em Natal, para atendimentos presenciais, mas a expectativa é que a maior parte das demandas seja atendida de forma remota.

O objetivo da instalação desse centro de impulsionamento de startups e negócios inovadores no Rio Grande do Norte é criar mais oportunidades de captação de investimentos para essas empresas do RN, fazendo a conexão delas com importantes grupos investidores e com os melhores programas de aceleração disponíveis no país, ampliando o leque de opções e possibilidades de crescimento desses negócios e fomentando um maior número de segmentos e setores empresariais.

A proposta também é alinhar as ações do Sebrae e do Sebraelab Natal com os diversos programas e oportunidades gerados pelas aceleradoras, potencializar os resultados dos programas de aceleração com ações complementares e aumentar a amplitude da divulgação e a entrada de negócios potenciais no funil dos diversos programas, gerando sinergia entre as ações das aceleradoras e as instituições, grupos e comunidades do ecossistema de inovação do estado.

Com a instalação do Hub, o Sebrae espera fortalecer a parceria com as aceleradoras integrantes, apoiando nas seleções e contribuindo com curadoria, mentorias e consultorias ao longo dos processos, assim como ampliar o apoio às startups e empresas inovadoras em outras necessidades decorrentes da participação nos programas de aceleração.

Durante a solenidade de criação do Hub de Aceleradoras do Sebraelab Natal, o gestor do Projeto de Startups do Sebrae-RN, Carlos von Sohsten, explicou o que a instalação desse centro de impulsionamento representa para o ecossistema de inovação do estado.

Carlos von Sohsten destaca ainda que com essa parceria será possível acelerar também o processo de identificação de oportunidades. “Uma coisa é aceleração das startups, outra coisa é a gente acelerar o processo de otimizar essas oportunidades para o nosso ecossistema, além de facilitar o acesso das startups às aceleradoras”, enfatiza o gestor.

Antes mesmo da implantação do Hub, por meio das ações do projeto, o grupo de oito aceleradoras, juntas, já havia pré-acelerado 396 startups potiguares. No Brasil, o número sobe para cerca de 3.600 startups de todo o país, e os investimentos já somam mais de R$ 500 milhões. Essas organizações têm base em regiões e estados diferentes, trazendo uma grande diversidade de experiências acumuladas nos principais ecossistemas de inovação brasileiro, entre eles os do Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Programação

O evento de lançamento contou com dois painéis com a participação dos executivos das oito aceleradoras. No primeiro painel, intitulado “A importância de programas de aceleração para o desenvolvimento do empreendedor”, participaram a mentora e líder de Projetos na TroposLab, Marília Diniz, o CEO da AVATI, Carlos ‘Novinho’, e Alberto Filho, baiano, que é mercadólogo e gerente de Operações na Rede+.

O segundo painel “A aceleradora como alternativa de captação de investimento” teve apresentação da advogada Mariana Matos, que é especialista em Consultoria Empresarial, sócia e Head de Aceleração na Liga Ventures, do co-fundador da WOW, André Ghignatti, da especialista de aceleração de startups do FI Group e embaixadora do FI Boost Brasil, Larissa Ramos, e de Karoll Correia, que é engenheira de materiais com atuação em iniciativas de inovação em ambiente industrial e lidera a ShiftT aceleradora de startups da TUPY na busca por potencializar conexões entre as startups e a organização com foco em geração de valor compartilhado.

No segundo painel, Guilherme Oliveira, Economista, empreendedor e investidor anjo, relatou sua trajetória. Em 2021 ajudou a fundar a Poti Ventures e desde 2016 desenvolve projetos imobiliários e de tecnologia. Durante o evento, o potiguar Pedro Moura falou sobre sua experiência como uma startup acelerada. Moura é cofundador e CEO da Flourish Fi, startup b2b fundada na Califórnia com a missão de empoderar pessoas a terem bons hábitos financeiros, veio direto do Silicon Valley para Natal.

  Revista Negócios
 Veja Também