Crédito: Agência Sebrae

Sebrae e parceiros se unem para oferecer serviços ao empreendedor

SEX. 21 MAI

Se o Sebrae já era referência no atendimento e suporte ao empreendedor, agora a instituição passa também a ofertar em um único espaço outros serviços essenciais a quem vai abrir ou fechar uma empresa, ou ainda pretende iniciar as atividades, de forma facilitada. Graças a uma parceria com a Junta Comercial do RN (Jucern), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Natal (Semurb), foi criada a Junta + Fácil RN, uma espécie de central para abertura, alteração e baixa de empresa, expedição de certidões e emissão de alvarás.

A Junta + Fácil RN já está em funcionamento no Escritório Regional Metropolitano do Sebrae, instalado na sede da instituição em Natal. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30, em conssonância com o decreto estadual em vigor devido às medidas restritivas ao avanço da Covid-19.

A estrutura da Junta + Fácil RN conta com uma equipe de sete integrantes da Jucern e três do Corpo de Bombeiros, além de seis analistas técnicos do Sebrae, que continua também disponibilizando o atendimento remoto. Com esse corpo funcional dos órgãos envolvidos, o empreendedor poderá ter acesso facilmente a serviços diversos.

O Corpo de Bombeiros disponibiliza no local a expedição de AVCB, CLCB, evento temporário, Análise de projeto, Vistoria e Retorno de vistoria. Já a Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) fará a análise de projeto, alvará sanitário, Ingresso de Responsabilidade Técnica (RT) e Baixa de Responsabilidade Técnica (RT).

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente fica encarregada da expedição dos Alvarás de Funcionamento definitivo e de funcionamento provisório, enquanto a Jucern com o processo de abertura, alteração e baixa de empresas e a emissão de certidões simplificadas, específica e de inteiro teor. Todos esses serviços também continuam sendo realizados de forma digital, online, através do Portal da RedeSim.

“Estamos trabalhando para promover o máximo de integração entre os sistemas e serviços prestados por esses órgãos parceiros e a nossa rede de atendimento. A proposta é criar um ambiente o mais estimulante possível para a geração de negócio e de suporte a quem decide empreender”, explica o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano. Segundo Toscano, na Junta + Fácil RN, o empresário vai contar com a orientação de toda a equipe em um espaço mais diversificado. O início das atividades começou na quarta-feira (19).

Marcelo Toscano informe que, para esse ambiente, estão sendo articulados outros parceiros do sistema financeiro, como a Caixa Econômica e o BNB/CredAmigo, e representações dos Conselho Regional de Contabilidade.“Esse é o ambiente que estamos construindo. Há uma perspectiva também de, no futuro, a implantação de uma incubadora ou uma aceleradora de negócios, selecionadas por meio de chamada pública”, anuncia Toscano.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também