Crédito: Demis Roussos

Sebrae Day aborda a importância da gestão ágil nas empresas

QUA. 09 SET

Quais mudanças no modelo de gestão são necessárias para se adaptar rapidamente ao cenário de imprevisibilidades? As respostas para esse questionamento foram apresentadas durante mais uma edição do Sebrae Day, realizado nesta terça-feira (8). Gustavo Ramos, sócio da CoBlue e especialista em OKRs e gestão ágil, apresentou as adaptações necessárias e os caminhos que o empreendedor pode seguir para estar sempre atualizado com o comportamento dos consumidores e as novas tecnologias.

Para iniciar, Ramos explicou que, mesmo antes da pandemia, o cenário já era bastante imprevisível, devido ao volume de novas informações que as pessoas recebem em um minuto e que influenciam os hábitos de consumo. O especialista destacou o tempo que as diferentes tecnologias levaram para apresentar impactos expressivos na sociedade e ressaltou a importância de mudanças de cultura, estratégias, táticas e operacionais para adaptação à velocidade exigida pelo mercado.

Ele ressaltou que, para se adequar ao cenário ágil, as empresas precisam implementar um modelo de trabalho que proporcione aos colaboradores autonomia com alinhamento à cultura e estratégia corporativa, planejamentos estratégicos maleáveis, ciclos curtos de OKR e feedbacks, além de metodologias ágeis na operação. Nesse sentido, Ramos ressaltou a importância de estabelecer objetivos e resultados-chave direcionados para ajudar a atingir essa meta, definir os períodos de duração dos ciclos de OKR e recomendou a criação de ações cruzadas para que os departamentos e equipes contribuam no alcance desses resultados.

Para finalizar, Ramos deu dicas importantes para os pequenos e novos empreendedores: “Para começar, não é necessário pensar em grandes estruturas, plataformas ou custos operacionais. Primeiramente é importante entender o funcionamento do seu negócio e determinar quais são os seus recursos, os canais de venda e a estrutura de custos. Esses primeiros exercícios são importantes para ter uma visão crítica da sua empresa e, ao fazê-lo, você começará encontrar problemas e verá a necessidade de implementar melhorias. A construção dos OKRs começará a surgir naturalmente como um próximo passo”.

Sobre o Sebrae Day

O Sebrae Day é uma série de debates sobre temas relativos à inovação nos pequenos negócios promovido pelo Sebrae. Os encontros, que aconteciam sempre no espaço Inovabra Habitat, em São Paulo, estão sendo realizados por meio digital desde o início da pandemia.

Na próxima edição do Sebrae Day, que acontece dia 9 de outubro, o tema será: “Inovar é ser Digital”. O encontro vai contar com as presenças de Daniel Paz, responsável pela área de Marketing para Pequenas Empresas - Facebook Brasil e de Andrea Restrepo Ramirez, Analista de Competitividade do Sebrae. Mais informações aqui.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também