Sebrae aproxima potenciais investidores de empreendedores de startups locais

 

Um grupo de 40 empresários de diversos setores da economia e potenciais investidores participaram do 2º Encontro de Empresários Potenciais Investidores Anjos do Rio Grande do Norte, realizado pelo Sebrae do RN, na tarde desta segunda-feira (2), na sede da instituição em Natal. O evento teve como convidados especiais a presidente do G2 Capital e integrante do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani, e do Head de Investimentos da Inseed/Criatec e fundados da Floripa Angels, Marcelo Cazado, que falaram sobre suas experiências como investidores anjos.

Camila Farani defendeu a criação de um núcleo de investimento anjo no Rio Grande do Norte, que poderá ser referência para a região e todo o País, e destacou a importância de alavancar o ecossistema, que abrange as startups, investidor, incubadoras, aceleradoras, empresas de fomento e empreendedores. “A região Nordeste não deixa nada a desejar em relação ao país. Eu mesma já investi numa empresa local, a GreenPallets, que trabalha com mobiliários de madeira de reflorestamento. Comecei a fazer investimento anjo há 8 anos e atualmente sou sócia de 32 startups. Geralmente a gente investe em grupo para mitigar riscos nesses negócios, já avaliados e curados com uma análise preliminar envolvida”, conta Camila, que faz dois tipos de investimentos: em conhecimento ou em patrimônio para gerar novos negócios e ter uma alavancagem financeira.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, o encontro com os empresários foi bastante proveitoso, na medida que mostrou as oportunidades de se tornarem investidores anjos de startups bem sucedidas. O encontro contou com a participação do diretor técnico da instituição, João Hélio Cavalcanti, do gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia, João Bôsco Freire, e do analista técnico, Carlos von Sohsten, gestor do projeto de startups. 

O jovem empresário Victor Hugo Fernandes, que há pouco mais de dois anos criou uma startup que conecta fotógrafos aos surfistas, através de imagens que eternizam os momentos nas ondas. O empreendedor aprestou a SurfMappers a uma plateia de 40 empresários e potenciais investidores anjos. Segundo ele, há uma adesão crescente devido ao diferencial que a plataforma dá ao trabalho do fotógrafo, que tem um negócio mais rentável e sustentável. Atualmente mais de 1.300 fotógrafos e mais de 40 mil surfistas brasileiros utilizam a plataforma, estando a maioria no sul e sudeste. “A nossa onda já conquistou profissionais em 19 países”, disse Victor.

Já o empreendedor Matheus Araújo mostrou aos investidores que a sua startup NeoPay pode oferecer comodidade aos clientes de lojas do varejo, que já tem como cliente uma loja de departamentos da capital. Segundo Matheus, através de um aplicativo o cliente se dirige até a loja, efetua o pagamento sem a necessidade de um vendedor e tem um “check out” automático, sem a necessidade de enfrentar filas no caixa. O empreendedor tem planos para implantar um sistema de “drive thru” para padarias e supermercados, permitindo que o usuário passe nestas lojas e peguem os seus produtos já pagos, sem perda de tempo. Além de outras inovações, que pretende implantar futuramente.

“O que nós buscamos do investidor, mais do que dinheiro, é uma mentoria e algo que nos complemente. Não adianta conseguirmos um investidor que vai apenas colocar dinheiro na stautup, porque depois só receberemos cobranças. A gente busca neste mentor o conhecimento e o apoio para alcançar o crescimento”, afirma Matheus.

O empresário Anderson Araújo desenvolveu a startup Inovall para atender as empresas que enfrentam dificuldades de ampliar suas vendas, através de Big Data que auxilia no processo de inteligência comercial das empresas. “No nosso caso eu sou o principal investidor e temos obtido receitas consideráveis, mas estamos em busca de potenciais investidores, a fim de que possamos crescer e posicionar a empresa nacionalmente”, explica Anderson, acreditando que pode despertar o interesse de potenciais investidores, capazes de alavancar os negócios.


*Com informações do Sebrae/RN
 

  Revista Negócios
 Veja Também