Santuário dos Mártires, um dos pontos turísticos da cidade
Crédito: Canindé Soares

São Gonçalo do Amarante lançará o projeto Cidade Empreendedora

SAB. 14 DEZ

O Sebrae do Rio Grande do Norte lançará na próxima segunda-feira (16) no município de São Gonçalo do Amarante o projeto Cidade Empreendedora. Este é o segundo município a fazer a adesão ao projeto, que tem o objetivo de implantar políticas de desenvolvimento local.

O “Cidade Empreendedora” atua em vários eixos, como na desburocratização, compras governamentais, sustentabilidade, educação empreendedora, sala do empreendedor, plano de desenvolvimento econômico e planejamento estratégico para a gestão municipal.

O lançamento do “Cidade Empreendedora” contará com a participação do prefeito Paulo Emídio de Medeiros, do Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Vagner Araújo, e vários secretários e servidores municipais.

Do Sebrae-RN participarão os diretores João Hélio Cavalcanti (Técnico) e Marcelo Toscano (Operações), além das equipes da Unidade de Políticas Públicas e do Escritório Metropolitano, que atende aos municípios da Região Metropolitana de Natal.

Localizado na região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante tem uma população de 99.714 habitantes, conforme dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A economia do município é baseada em atividades como a indústria de cerâmica, pecuária, agricultura e cultivo de camarão e outros crustáceos. O principal equipamento urbano é o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que possui capacidade anual de 6,2 milhões de passageiros e é administrado pelo Consórcio Inframérica.

Em 2018 o complexo aeroportuário foi reconhecido pelo Ministério dos Transportes como o melhor do Brasil na categoria até 5 milhões de passageiros.

A cultura é outra atividade bastante representativa no município, que mantém a tradição de preservar manifestações e grupos folclóricos, alguns remanescentes. Prova disso, é o culto à Dona Militana, maior romanceira do Brasil e um verdadeiro ícone da cultura popular do estado.

O artesanato também é referência, com destaque para o famoso galo branco com detalhes coloridos, feito em barro e pintado por habilidosos artesãos, cujo talento é reconhecido pela população e turistas que visitam o estado. Além da cerâmica, destacam-se tipologias como cipó e palha de carnaúba.

A religiosidade é representada, principalmente, pelos mártires de Uruaçu, comunidade vitimada por um massacre sangrento feito pelos holandeses em 1645. Neste ano os 30 mártires de Uruaçu e Cunhaú foram beatificados no Vaticano.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  Revista Negócios
 Veja Também