O Santander inaugura neste mês de março 25 novos polos de atendimento a pequenas e médias empresas (PMEs), estruturas instaladas dentro das agências que reúnem especialistas em soluções financeiras para empresas com faturamento mensal entre R$ 3 milhões e R$ 30 milhões. As aberturas seguem o movimento de interiorização iniciado pelo Banco em 2019 para levar maior capilaridade de atendimento para áreas mais distantes das capitas. São os casos de cidades como Marabá (PA), Rondonópolis (MT), Ituiutaba (MG), Santa Maria (RS) e Lages (SC). No Rio Grande do Norte, o banco escolheu Mossoró.
O modelo pioneiro do Santander disponibiliza gerentes que realizam visitas periódicas às empresas estabelecendo, assim, uma relação próxima e duradoura com os clientes, na medida em que conhecem a fundo suas demandas mais particulares. As estruturas reúnem times compostos por gerente geral, gerente de relacionamento e gerente de negócios e serviços. Todos são dedicados ao atendimento personalizado a PMEs. Vale destacar que nos polos, em média, 80% dos atendimentos ocorrem presencialmente, com os clientes nas agências, ou os profissionais do banco visitando as empresas.
“Mais que estrutura física, os polos são um modelo de atendimento pautado em uma relação próxima e pelo atendimento customizado aos clientes”, explica Franco Fasoli, diretor do segmento Empresas do Santander. A estrutura dos polos começou em 2016, com apenas uma agência em Guarulhos, na Grande São Paulo. No início de 2020, já eram 190 pontos. Hoje, com o foco do banco voltado à interiorização, já são 218 polos nas cinco regiões do Brasil.”
“Entendemos que é necessário que cada empresa tenha o atendimento adequado às suas demandas mais específicas.. As empresas atendidas pelos polos do Santander, em regra, têm uma estrutura administrativa, possuem departamentos financeiro, de compras e RH. Por isso, vamos até a empresa entender o negócio e construir a solução mais adequada”, completa Fasoli.
Outro diferencial do Santander é que, no modelo dos polos, um gerente tem uma quantidade menor de clientes. É um grupo pequeno a ponto da equipe saber de cabeça nome e sobrenome de cada um. E mais que isso: que tenham uma agenda de visitas recorrentes a todos. Indicadores internos do Santander indicam que a presença física contribui para que o empresário viabilize mais negócios com o banco. A demanda por crédito é uma das mais recorrentes.
“O contato pessoal agrega muita valor à empresa. É um modelo que de largada gera mais de satisfação ao cliente e isso vai aumentando conforme ele tem respostas às suas demandas”.
“Ideias customizadas, em vez de soluções padrões, ajudam as empresas a terem um crédito aprovado mais rapidamente. A viabilizar uma demanda específica de investimento, de capital de giro, de negócios internacionais. Como é um trabalho de consultoria, o gerente desenha junto com o cliente a operação mais adequada e a entrega é muito mais ágil”, finaliza o diretor do Santander.