Crédito: Reprodução

Sansuy reduz CPC e consolida carteira de clientes com solução da AdPolice e Brunner Digital

TER. 26 OUT

Com o crescimento do comércio digital, crescem também as fraudes online, principalmente em ferramentas de busca como Google, Yahoo, Bing e afins. "Concorrentes desleais se aproveitam do investimento das empresas em anúncios online, valendo-se de diferentes tipos de violações de marca e competição desonesta para atrair clientes para seus próprios negócios", afirma Daniel Filla, diretor da AdPolice Brasil, líder mundial em controle de fraudes de tráfego digital. A empresa atua como uma patrulha digital para que anúncios de uma marca não sejam usurpados.

A partir de dados gerados pela ferramenta AdPolice, a Brunner Digital viabilizou um projeto 100% personalizado para a Sansuy. Com aplicação de consultoria que alia o marketing digital e a propriedade intelectual, criou estratégia que já reduziu os custos por clique (CPC) em 20% e deixou de perder cerca de 30% de seus clientes em potencial. "Muitos clientes deixaram de nos contatar num passado recente por conta de concorrência desleal. Em um semestre, estimamos que cerca de 150 leads foram desviados do nosso site para outros sites indevidos", afirma Hamilton Eliezer, responsável pela área digital da Sansuy. “Em relação ao CPC, tivemos uma redução de 20% nos custos, considerando o universo das palavras-chave mais utilizadas para nossa estratégia, incluindo alguns nomes das nossas marcas".

Segundo Hamilton, houve também um aumento expressivo da busca orgânica - sem patrocínio - por seus produtos, mas como a pandemia marca um momento atípico há outros fatores que influenciam. "De qualquer modo, o uso da ferramenta da AdPolice, em conjunto com a inteligência da Brunner Digital, impelindo a concorrência digital que estavam patrocinando ilegalmente nossa marca, foi sem dúvida fator crucial", ele afirma.

Desde o segundo semestre de 2020 a Sansuy vem fazendo uma mudança gradativa na sua cultura organizacional,complementando uma realidade B2B com um mercado B2C, com uma exposição e relacionamento mediado por soluções digitais. Neste cenário, a contratação dos serviços da Brunner Digital e o uso da ferramenta da AdPolice se mostraram um importante aliado. "Essa busca por concorrência desleal da nossa marca era feita internamente e de forma esporádica, sem a consistência e as métricas necessárias. Desde outubro do ano passado, quando passamos a utilizar os serviços da Brunner Digital e a ferramenta da AdPolice esse processo foi automatizado e alinhado em seus aspectos jurídicos, fechando todas as brechas à entrada de terceiros que queiram se aproveitar da reputação e credibilidade das nossas marcas".

“No caso da Sansuy os insumos gerados pela ferramenta AdPolice no acompanhamento de suas marcas no digital foi de suma importância. Foi possível, por exemplo, reaver a exclusividade da marca VINILONA, que estava sendo usada por terceiros para impulsionar a venda de produtos concorrentes. Nos marketplaces, o sucesso da vigilância digital foi tamanho que abriu novas portas para comercialização de seus produtos”, palavras de Marcelo Brunner da Brunner Digital.

Como uma marca pode ser alvo de fraude digital?

Competidores podem usar palavras-chave de uma marca para seus próprios objetivos de visibilidade em mecanismos de busca. Caso algum Brand-Bidder use a palavra-chave de uma marca específica em um anúncio, consumidores em potencial podem acabar na página de um terceiro, resultando em perda de tráfego e, eventualmente, vendas. Algumas das estratégias que esses fraudadores usam para não serem pegos são a segmentação geográfica, criando anúncios com especificação geográfica que exclui o local de trabalho dos agentes da marca, ou até mesmo colocando seus anúncios em horários alternativos, como durante a noite e em fins de semana, quando os donos da marca e os agentes não estão ativos. Além disso, eles podem se aproveitar de erros de digitação dos usuários, ou até se valer da negligência dos donos das marcas e agências em relação a outros mecanismos de busca menores e estrangeiros, que não são tão comuns quanto o Google.

A AdPolice lida com essas situações desde que foi fundada, e possui a expertise, o conhecimento técnico e as ferramentas para revelar, registrar e impedir ações fraudulentas.

Com o programa “BrandProtect”, a AdPolice é capaz de fazer uma varredura completa na busca de maus usos de uma marca registrada, monitorando palavras-chave relacionadas à empresa de maneira frequente em mais de 120 países, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quais são os benefícios de um serviço de patrulha digital?

Entre os benefícios apontados por seus clientes, destaca-se o impacto positivo no orçamento. Quando a marca é alvo de fraudes, ela acaba perdendo dinheiro sem nem perceber, pois as visitas podem não ser convertidas em vendas pela atuação dos brand-bidders. Quanto mais uma palavra-chave é usada na hora de fazer anúncios nos mecanismos de busca, o custo por clique (CPC) aumenta, fazendo com que a empresa tenha que investir mais para usar a própria palavra-chave de sua marca registrada. Tendo um monitoramento desses dados e de quais concorrentes fazem isso por meio de um serviço de patrulha digital, o CPC é reduzido significativamente, tornando possível realocar os recursos do orçamento e investir em outros setores do negócio. A marca internacional Gore, de roupas e equipamentos esportivos, teve uma redução de 40% no seu CPC (custo por clique) ao contratar a ferramenta da AdPolice.

Isso acontece porque os fraudadores são notificados e os anúncios retirados. Assim os usuários são conduzidos mais direta e rapidamente à oferta original, diminuindo os riscos de prejuízo financeiro e até mesmo de reputação da marca, e aumentando a possibilidade de vendas no site.

Sobre a AdPolice

A AdPolice combate a prática ilegal de Brand Bidding (fraude em cliques sobre marca registrada), e Ad Hijacking (sequestro de anúncios). Fundada na Alemanha em 2008, a empresa de “patrulha digital", líder mundial em seu setor, conta com mais de 300 clientes em seu portfólio, incluindo marcas como Adobe e SKY. Em 2016, a AdPolice abriu sua própria operação no Brasil, e hoje presta serviços para alguns dos maiores nomes do comércio eletrônico nacional, como Dafiti, MadeiraMadeira e Época Cosméticos.

Sobre a Brunner Digital

A Brunner Digital é uma empresa de compliance digital, que trouxe mais de 30 anos de experiência em Propriedade Industrial, Marketing e Tecnologia para o mundo virtual, com o objetivo principal de manter a identidade das empresas neste meio, aproveitando ao máximo a experiência no marketing digital, sem qualquer tipo de desvio para concorrentes. A empresa presta consultoria e orientação sobre a melhor forma de solução de qualquer ameaça, desde medidas administrativas até ações judiciais.

Sobre a Sansuy

A Sansuy, uma empresa 100% brasileira, deu início aos seus negócios com o desenvolvimento de mangueiras de alta pressão para a pulverização agrícola. Ao longo do tempo, com o aumento dos seus investimentos em tecnologia e estrutura, passou a atender vários setores da indústria, na fabricação de laminados de PVCel flexível(Policloreto de Vinila). Atualmente conta com a capacidade produtiva de 38.000 toneladas/ano, sendo as principais unidades industriais em São Paulo e na Bahia.

  Revista Negócios
 Veja Também