Crédito: Divulgação

Rodada de negócios da cadeia de petróleo e gás reúne 50 empresas

QUI. 26 NOV

Além de promover a integração de elos importantes da cadeia produtiva e antever cenários futuros para o segmento de exploração e produção de petróleo e gás em terra no Brasil, a Mossoró Oil & Gás Expo, que se encerra nesta quinta-feira (26), também fomenta a geração de novos negócios para empreendedores locais que atuam na cadeia de suprimento de bens e serviços para companhias petrolíferas. Foi o que ocorreu com a realização da Rodada de Negócios do evento, que aproximou 50 empresas potiguares de dez âncoras nacionais dessa área. As negociações foram realizadas na quarta-feira (25) e terminaram no início da tarde de hoje.

Os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a companhias e operadoras independentes, como Technip FMC, Subsea Drilling, Partex, Potiguar E&P, Halliburton, Halliburton Produtos, Eneva, Concremat , Central Resources e 3R. Isso gerou 95 reuniões de negociação. Toda a operação da rodada ficou a cargo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

Um desses empresários participantes foi Josivan Dantas. Ele possui uma metalúrgica em Mossoró, a Aço Lar, e conseguiu participar nesta quinta-feira de uma sessão virtual da rodada de negócios. “Recebemos uma ligação de um dos clientes, marcamos e participei hoje. Não chegamos a fechar negócios ainda, mas há uma boa perspectiva. Por isso, para mim, a rodada foi bastante positiva”, declara o empresário mossoroense.

Os resultados apresentados no Mossoró Oil e Gas Expo comprovam a importância dos investimentos realizados e o compromisso do Sebrae-RN em apoiar a cadeia produtiva do petróleo e gás, seja com qualificação dos micro e pequenos empresários, estímulo à competitividade empresarial e inserção no mercado, ação impulsionada com a realização dessa rodada de negócios em dois dias.

“A rodada é sempre um momento importante de aproximação dos fornecedores locais com as grandes empresas e grandes compradoras. É na rodada, onde se pode abrir uma frente de oportunidades para que essas empresas possam fornecer seus produtos e serviços para essas grandes companhias”, explica o coordenador da Mossoró Oil & Gas Expo, Robson Matos.

Segundo Robson Matos, o Sebrae capacita esse fornecedor que participa da rodada para atender os requisitos que esses operadores em suas políticas de fornecimento e de compras. “É isso que o Sebrae vem desenvolvendo ao longo dos anos, o que é um papel primoroso de oportunizar a inserção da micro e pequena empresa na cadeia de petróleo e gás”.

Robson Matos também ressalta que foi um desafio realizar o evento neste ano e de forma híbrida, com algumas programações acontecendo de forma presencial e maior parte dos painéis acontecendo de forma digital. Ele também informa que a plataforma permanecerá aberta ainda por um por um período para que as pessoas possam fazer as conexões devidas, com os expositores e patrocinadores. A Mossoró Oil & Gas começou na segunda-feira (23) e termina nesta quinta-feira (26), em Mossoró, e é uma promoção do Sebrae e RedePetro-RN, com apoio de diversas instituições.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também