Crédito: Imagem Free

RN teve 43 projetos de pesquisas selecionados no programa Catalisa

TER. 23 MAR

O Rio Grande do Norte teve 43 projetos de pesquisas acadêmicas aprovados na seleção do programa Catalisa ICT, uma iniciativa do Sebrae que visa estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos de todo o país no mundo do empreendedorismo.

Foram selecionadas mil pesquisas de todos os estados do Brasil que têm potencial inovador e que podem se transformar em um negócio. De todos os projetos inscritos no estado, 63% receberam aval para a capacitação.

Em etapas seguintes, os projetos poderão concorrer a um aporte financeiro de R$ 150 mil para tornar a ideia de negócio em um empreendimento competitivo a ser lançado no mercado.

Ranking Nacional

No Rio Grande do Norte, que ocupou a oitava posição no ranking nacional em números de projetos aprovados, o programa foi apresentado no final de novembro de 2020 para pesquisadores do estado. O Programa Catalisa ICT oferece capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. A próxima fase é a de capacitação, estruturação, desenvolvimento e teste, inovação e, por fim, de escala.

“Essa primeira etapa do edital Catalisa ICT mostra de maneira muito clara o potencial de negócios das pesquisas executadas no RN. Essa fase de capacitação vai permitir com que esses pesquisadores tenham um olhar cada vez mais apurado para o mercado, tendo mais chance de transformar seus suas pesquisas em grandes negócios. Sem falar na possibilidade de serem premiados com o valor de R$ 150 mil cada pesquisador, fazendo com que tenham recursos para acelerar seus projetos”, destaca o gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis.

Esses acadêmicos passarão por capacitação na área de educação empreendedora, em que os pesquisadores serão apresentados a conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de conhecerem desafios de empresas e da sociedade. Por meio de editais, que ainda serão abertos, haverá o fomento a planos de inovação apresentados pelos pesquisadores selecionados.

Fases do Catalisa

A terceira fase consiste em aplicar os conhecimentos e propor projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Serão abertos editais com aportes de recursos para criação de empresas. Na quarta e última fase, os resultados das empresas criadas serão impulsionados com ações de aproximação com investidores, para captação de capital empreendedor.

Segundo a analista técnica da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Jéssica Sena, está prevista uma programação aberta ao público como aula inaugural a ser realizada na próxima quinta-feira (25). Para participar, basta acessar o site do programa www.sebrae.com.br/catalisaict e clicar no link da aula inaugural.

O Sebrae vai abrir um outro edital como parte do cronograma do Catalisa ICT, em que serão selecionados até e setenta planos de inovação e que receberão subsídio. De acordo com a analista, também podem participar desse novo edital projetos que não foram selecionados nesse primeiro edital, já que é uma fase que não exclui projetos não selecionados anteriormente, o que também deverá ocorrer nos editais subsequentes do programa.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também