RN tem recursos para criar ações estratégicas no turismo

SEG. 03 JUN

Nove municípios do Rio Grande do Norte serão contemplados pelo programa Investe Turismo RN – Rota Natal e Litoral, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo. O programa terá R$ 1,3 milhões para levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para rota turística que envolve Natal e cidades dos litorais Norte e Sul. A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade desses destinos. O lançamento do projeto será na próxima terça-feira (4), às 8h30, no Hotel Barreira Roxa.

O alvo das ações são Natal, Parnamirim, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Tibau do Sul, incluindo a Praia de Pipa, Galinhos e Baia Formosa. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística no Rio Grande do Norte. “Vamos impulsionar destinos do litoral que já são referência, mas que precisam ser alavancados pela sua relevância, para terem mais competitividade e atração de mais turistas. O mesmo vale para aqueles destinos que estão despontando”, explica o diretor superintendente em exercício do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti.

Esses destinos receberão uma série de ações organizadas em quatro linhas de trabalho, que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento

A intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região. “Vamos aproveitar todas as belezas dessa que é uma das mais belas costas litorâneas do mundo, ampliando as oportunidades de investimentos e apoiando a geração de novos negócios que qualifiquem a experiência do turista. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda” destaca o Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A ideia é agregar a interlocução de gestores públicos, lideranças empresariais e membros dos conselhos municipais e instâncias de governança regionais de turismo em um plano de gestão focado em uma agenda integrada. Ainda dentro das ações propostas estão parcerias para melhorar e ampliar a cobertura de internet em destinos estratégicos; apoio aos movimentos de intervenções criativas de espaços públicos (a exemplo do movimento Urban Hacking), cartilha para investidores com um passo a passo sobre como implantar empreendimentos turísticos, além de seminários em cada rota turística estratégica. Os projetos que serão desenvolvidos no Rio Grande do Norte serão apresentados, juntamente com os dos demais estados, em encontro marcado para o dia 7 de junho, em Fortaleza (CE).


Fonte: Agência Sebrae de Notícias (texto: Cleonildo Mello)

 

  Revista Negócios
 Veja Também