Crédito: DIvulgação ASCOM IMD

RN alavanca ecossistema inovador para pequenos negócios

SEG. 09 DEZ

O ecossistema inovador preparado para receber e alavancar negócios no Rio Grande do Norte foi tema de série de palestras realizadas na terça-feira (3) no Inovabra habitat, em São Paulo.

O evento contou com a participação de Anderson Paiva Cruz, Diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, empreendimento que engloba infraestrutura tecnológica, talento humano e incentivos fiscais significativos para subsidiar o desenvolvimento de empresas de Tecnologia da Informação.

No complexo, formado por instituições de ensino, incubadoras e empresas inovadoras, tecnologias premiadas estão disponíveis para licenciamento e prontas para acessar novos mercados, com inovações desenvolvidas por projetos de pesquisa.

A ação é o instrumento que conecta as startups e o ecossistema de empreendedorismo inovador, que, no caso do Rio Grande do Norte, cresceu 500% nos últimos dois anos em razão das grandes empresas e da rede de instituições que atuam para incentivar o desenvolvimento econômico da região.

Empreendedorismo inovador O evento, correalizado pelo Sebrae no Inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, teve a presença de João Hélio Cavalcanti Junior, Diretor Técnico do Sebrae do Rio Grande do Norte, que destacou a relevância da rede de inovação no Estado.

“É um desafio também para o Sebrae, que investe junto com a rede estar em sintonia com o que desenvolvemos e darmos a nossa contribuição, sem esquecer a promoção de ambientes inclusivos e a oportunidade de negócios”, salienta.

O empresário Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, que integra as Lojas Riachuelo, também participou do evento destacando o potencial potiguar no sistema de inovação.

“O Estado merece a confiança e o apoio dos investidores”. A rede, presente nos 27 estados, é o 15º empregador do Brasil. “O setor têxtil é indiscutivelmente uma vocação do Rio Grande do Norte. O varejo, cada vez mais, deve estar alinhado à tecnologia”, salienta.

Confira o bate-papo do Diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital com a Agência Sebrae de Notícias (ASN):

Agência Sebrae de Notícia: Qual é a importância de um evento como esse, promovido no Inovabra habitat? Anderson Paiva Cruz: Queremos mostrar além das praias e belezas naturais. Apresentamos a maturidade do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. Muitas ações boas são feitas no Estado e desejamos atrair empresas-âncora para o Parque Tecnológico Metrópole Digital, que hoje tem 150 pesquisadores colaboradores.

ANS: O Parque Tecnológico desempenha qual papel no ecossistema de inovação? APC: A iniciativa foi implantada há 26 meses e funciona para performar uma tríplice hélice: indústria, academia e governo. Trata-se de um parque urbano, instalado no entorno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em ponto central da nossa capital, Natal. O espaço abriga 53 empresas credenciadas, com 800 postos de trabalho. As tecnologias das empresas-âncora direcionam o ecossistema de inovação para essas áreas. O Estado tem 20 incubadoras e mais de 180 incubados nesses espaços, também por meio do trabalho do Sebrae, que tem apoio forte nas comunidades e atua em diversas áreas.

ANS: Quais desafios um projeto como o Parque Tecnológico enfrenta? APC: Tentamos adensar e conectar cada vez mais as empresas que compõem o Parque. Além dos incentivos fiscais, elas têm à disposição vários serviços. O empreendimento é conectado à UFRN e apresenta boas relações com a prefeitura de Natal e o governo potiguar. Temos a vantagem de estar perto da universidade, que se reposiciona de modo estratégico nos últimos 20 anos no processo de relacionamento com o mercado.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  Revista Negócios
 Veja Também