Rio Grande do Norte: até maio, sai 13º e resto da folha de janeiro

QUA. 21 FEV

Em até 60 dias, o governador Robinson Faria pretende pagar o 13º salário dos servidores estaduais e o resto da folha de janeiro para cerca de 13% do quadro atual. Segundo o chefe do Executivo Estadual, só há duas saídas: ou o governo consegue uma linha de crédito com algum banco ou cria uma agenda de parcelamento. No entanto, não há uma data definida para quitação dos salários. 

"Minha prioridade como governador é o pagamento da folha do servidor. Mas, não posso garantir o pagamento do décimo em até sessenta dias. Este é o meu desafio", disse Robinson, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (21) - o governador visitou pela manhã alguns veículos de comunicação, como a Intertv Cabugi e Rádio 96FM. Dos 111 mil servidores do Estado, o governador revelou que 97 mil já receberam o pagamento de janeiro de 2018. Ou seja, 87% da folha foi paga, restando ainda 13% para saldar. 
 
"Continuamos trabalhando junto aos bancos. O Tesouro alega que estamos acima do limite da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Mas, há controvérsia. Por exemplo, alguns estados do Brasil não aplicam no cálculo os inativos e pensionistas. Na hora que tirarmos deste cálculo os inativos e pensionistas, ficaremos dentro do limite prudencial, apto a receber qualquer empréstimo, até porque somos o Estado menos endividado do Brasil", explicou.

O governador afirmou que está trabalhando para que a folha de pagamento dos servidores seja paga, sem novos sobressaltos, até o final do meu mandato. "Não é uma tarefa fácil. Começamos com uma gestão em crise. Iniciei o governo com os cofres vazios. Naquela época, há três anos, entre os estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte era o estado falido". 

Ele ainda fez questão de lembrar que "a folha de inativos ultrapasou a de ativos, o que leva a uma grande distorção. E por conta disso temos um deficit mensal de mais de cem milhões de reais. É amargo, mas temos que salvar o amanhã. Não dianta querer, hoje, enganar a verdade". 
 

  Revista Negócios
 Veja Também