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Restaurantes virtuais são opção para estabelecimentos que oferecem serviço de alimentação na pandemia

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As chamadas dark kitchens - cozinhas obscuras, em tradução livre - são cozinhas instaladas com estruturas para atender apenas pedidos de delivery. O estilo está em alta, as vantagens neste tipo de negócio estão na não necessidade de uma fachada nem estrutura de salão, economia com mão de obra de atendimento, além dos aluguéis mais baratos do que pontos comerciais sofisticados como ruas de comércio e shoppings.

De acordo com estudo recente conduzido pela consultoria Euromonitor sobre o futuro e as oportunidades desse tipo de operação, as dark kitchens podem criar uma oportunidade de mercado de 1 trilhão de dólares em todo o mundo até 2030. Ainda segundo o levantamento, cerca de 52% dos consumidores estão confortáveis em pedir uma refeição de um restaurante que opera apenas com delivery, sem nenhuma operação física para atendimento aos clientes.

“As dark kitchens já eram tendência no Brasil, mas cresceram ainda mais após o início da pandemia. Nesses estabelecimentos, apesar da comida, não há mesas, garçom e nem público: tudo é voltado para o serviço de entregas. É uma forma de empreender e com o crescimento das plataformas de delivery, essa forma de negócio se tornou ainda mais acessível”, comenta Ana Paula Coelho, CEO da Monte Carlo Alimentos - distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor food service.

A especialista separou algumas dicas para quem quer aproveitar a boa onda das dark kitchens e empreender na área.

Trabalhe com um estoque mais enxuto

Para movimentar o estoque de maneira rápida sem perder produtos. A gestão do estoque do estabelecimento influência no abastecimento de insumos desse bar e restaurante. Por isso invista em parcerias com seu fornecedor para entregas menores e contínuas, comprando apenas o que está em falta. Esse movimento ajuda neste período de incertezas em relação a pandemia do COVID-19.

Conecte-se com seus fornecedores

Estamos todos no mesmo barco e vivemos numa era de conexão devido aos avanços da tecnologia. Isso facilita também as relações profissionais e é um passo importante para os dois lados saírem beneficiados. Converse com seus fornecedores e descubra se podem fazer algo juntos. Eles também têm produtos a serem trabalhados com urgência. Aqui na Monte Carlo, por exemplo, facilitamos o abastecimento dos clientes por uma plataforma B2B, onde os produtos podem ser comprados a qualquer hora do dia.

Capriche na experiência do seu consumidor

Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitas pessoas não se sentem seguras em frequentar esse tipo de espaço público. Por isso, as entregas são fundamentais para garantir o atendimento daqueles que ainda vão preferir pedir comida de casa. É importante ficar atento às embalagens e ao tipo de alimento ou produto que será enviado. O cliente espera em casa a mesma experiência que passaria ao comer no restaurante.

Tenha um planejamento de divulgação do seu serviço

Com as darks kitchens, é preciso ter um plano de mídia ainda mais estratégico, já que o seu restaurante não tem um ponto físico, uma vitrine que irá atrair os clientes. Uma dica é criar um planejamento de divulgações usando múltiplos canais: instagram,whatsapp, facebook, entre outros. A Monte Carlo, por exemplo, disponibiliza em seu blog diversos conteúdos educacionais gratuitos com dicas para criar uma Campanha de marketing, sugestões de ferramentas, entre outros.

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