Crédito: Divulgação

Restaurantes já recuperam 87% do faturamento mensal dentro da loja

 

Com o avanço da vacinação e a flexibilização gradual dos horários de funcionamento de bares e restaurantes na maior parte do País, o setor de foodservice vem conseguindo se reerguer dos impactos sofridos pela pandemia. Segundo levantamento da Goomer, foodtech com o propósito de apoiar a transformação digital do setor foodservice, no mês de julho os estabelecimentos obtiveram 87% do faturamento dentro da loja (sem considerar o delivery), comparado com a média mensal de receita antes do início da Covid-19. A pesquisa levou em consideração o faturamento médio de estabelecimentos de mais de 150 cidades brasileiras que utilizam os cardápios digitais - tablet e smartphone - da Goomer desde 2019.

De acordo com Felipe Maia Lo Sardo, CEO e cofundador da Goomer, o resultado é um alento para milhares de proprietários de bares e restaurantes, uma vez que após o início da crise sanitária o indicador ainda não havia alcançado a marca de 80%. “No mês de junho, esse índice de recuperação era de 66%. Com as restrições impostas para contenção da segunda onda da Covid-19, que ocorreu entre fevereiro e abril, a receita média dentro da loja chegou a cair para 15% em comparação ao faturamento pré-pandemia. No ano passado, depois da primeira onda, o teto foi de apenas 65%, em novembro e dezembro”, explica.

O empreendedor revela ainda que a recuperação da receita média mensal nos restaurantes nacionais, por loja, está mais rápida após a segunda onda da Covid-19 em relação à primeira. “A receita in-store vem aumentando nesse ritmo também em razão da preocupação dos empresários do setor em oferecer um atendimento mais seguro e confortável à clientela. Caso a vacinação de fato continue nesse ritmo acelerado, a tendência é que já em agosto o mercado foodservice consiga retornar aos patamares observados em 2019”, conclui Lo Sardo.

Sobre a Goomer

A Goomer é uma startup de Sorocaba (SP) que tem a missão de apoiar bares e restaurantes em sua Transformação Digital, oferecendo uma experiência única para os clientes realizarem seus pedidos dentro do estabelecimento ou em sua casa. Para isso, a empresa disponibiliza quatro soluções específicas com esse objetivo: Goomer Go (plataforma de delivery sem taxas ou comissões), Goomer na Loja (sistema que permite ao cliente captar o QR code e acessar o cardápio digital), Cardápio Digital no Tablet e o Totem de Autoatendimento. Atualmente, a companhia possui presença em todos os estados do País, atuando em cerca de 2.700 cidades. Somente em 2020, a Goomer estima ter movimentado cerca de R$ 380 milhões em entregas durante a pandemia em todo o Brasil, ajudando bares e restaurantes a saírem da crise mais rapidamente, uma vez que esse volume de pedidos trouxe economia de R$ 38 milhões em taxas de comissão pagas geralmente pelos estabelecimentos em outras plataformas de delivery.

  Revista Negócios
 Veja Também