Reforma Tributária entra na pauta apenas nos bastidores

SEG. 15 JUL

Mesmo antes da aprovação - por inteiro - da reforma da Previdência, já se começa a discutir outra reforma, se não com o mesmo grau de importância para o país, com importância aproximada. Trata-se da reforma Tributária, tão necessária para o Brasil, assim como a da Previdência. 

Ao jornal Valor Econômico, escreveram Ana Conceição e Arícia Martins, em matéria de capa da edição desta segunda-feira (15): "A regressividade do sistema tributário brasileiro, em que os pobres pagam proporcionalmente mais impostos que os ricos, deve dominar o debate econômico nos próximos meses, quando o Congresso Nacional discutirá a nova estrutura tributária do país".

Ainda segundo reportagem do jornal sobre o tema, há duas propostas tramitando no Congresso Nacional. Uma do deputado Baleia Rossi (na Câmara), que se baseia em proposição do economista Bernard Appy, e a outra do ex-deputado Luiz Carlos Hauly. A primeira propõe fundir IPI, ISS, ICMS, PIS e Cofins num Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A segunda quer reunir IPI, ISS, ICMS, PIS, Cofins, CSLL e Cide no Imposto de Valor Agregado (IVA).

As discussões prometem ser acalouradas, da mesma forma que estão sendo em torno da Reforma da Previdência. Mas, só devem entrar na pauta, depois da aprovação desta segunda, que só deve sair em agosto, logo após o recesso parlamentar. 
 

 

  Revista Negócios
 Veja Também