Crédito: Governo Cidadão

Reforma em casa de mel de Portalegre vai ampliar produção de apicultores

TER. 14 ABR

A esperança de dias melhores está ainda maior para os produtores do Sítio Alexandre Pinto, na zona rural de Portalegre. É que a casa de mel do grupo, que produz a iguaria há mais de 20 anos, está bem perto de ficar pronta e eles vão poder ampliar o beneficiamento e a comercialização do item. O grupo foi beneficiado pelo edital de Registro Sanitário do Governo do RN, via projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).

“Com a ampliação da fábrica, vamos conseguir trabalhar com as boas práticas e aumentar nossa produção. Aqui era meio apertado antes e agora vai melhorar o fluxo e gerar aumento na quantidade de mel beneficiada”, comemora o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Alexandre Pinto, Marcos Antônio da Silva.

O investimento do Governo soma R$ 196.187,00 na reforma e ampliação da agroindústria, aquisição de equipamentos e criação de rótulos e logomarcas dos produtos. Os recursos são do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A execução da obra já chegou aos 95% e muito em breve os apicultores esperam obter as certificações dos órgãos de controle para produzir e comercializar o mel.

Mesmo em condições precárias, a associação já chegou a produzir 11 toneladas de mel em 2011. Em 2014 recebeu o certificado junto ao Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SEIPOA/IDIARN. No ano seguinte, conseguiu comercializar toda a produção para a empresa de alimentos Mel&Saúde.

  Revista Negócios
 Veja Também