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Rede de óticas zera taxa de franquia e cria subsídio de royalties como estratégia para expandir

 

Uma pesquisa realizada pela Grand View Research revelou que o segmento ótico movimenta, anualmente, quase 140 bilhões de dólares. De acordo com dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria Óptica, de 2006 a 2017, somente no Brasil o aumento no faturamento deste setor foi de 172%. No ano passado, apenas no primeiro trimestre, foi registrado um crescimento de 3,7% frente ao fechamento de 2018.

Em 2020, mesmo diante da pandemia causada pela Covid-19, o cenário deste mercado tem se mostrado próspero. Segundo o estudo da Grand View Research, mesmo com a crise global, a perspectiva é de que o segmento ótico cresça 8,1% ao ano de 2020 a 2027.

De acordo com Allan Comploier, empresário responsável pela marca de óculos alemã Óticas Kohls, estes números estrondosos do setor são justificáveis pela fusão de dois segmentos, também bilionários: moda e saúde.

Comploier salienta que o pouco impacto da pandemia no mercado óptico se deve ao fato de que o segmento é essencial. “As pessoas necessitam dos óculos para trabalhar, assistir à TV, cozinhar e realizar as demais tarefas do dia-a-dia. É um bem de necessidade básica: sem enxergar bem, não é possível fazer mais nada”, comenta.

Revitalizada no Brasil em 2019, a Ótica Kohls tem como objetivo concorrer, em curto prazo, com grandes franquias do segmento ótico em nível nacional. Este ano, investiu mais de R$ 400 mil para inaugurar um e-commerce no país.

Segundo Eduardo Carvalho, Gerente de Operações da marca, a ótica virtual e o aplicativo para smartphone eram prioridade para 2020 antes mesmo da pandemia. A estratégia faz parte do plano para fortalecer ainda mais a marca e tornar a Kohls atuante em todo o território nacional.

“O e-commerce se torna um canal efetivo na prospecção de novos clientes que desejam adquirir lentes de contato e óculos de grau de maneira ágil, mas ficam inseguros devido grande parte das empresas atuantes não oferecerem pontos físicos de trocas. Para quebrar este paradigma, seremos precursores em interligar o ambiente virtual e o offline” - explica Comploier.

Além da grande aplicação no e-commerce, a rede também tem estimulado a expansão da marca por meio da isenção da taxa de franquia. Segundo Comploier, o objetivo é aumentar o capital de giro dos franqueados trazendo um fôlego maior diante do atual cenário econômico global.

Outro fator da estratégia da Óticas Kohls que chama a atenção dos empreendedores, é a aposta na conversão de bandeira para lojas já estabelecidas no mercado ótico. “Oferecemos um subsídio de três meses no pagamento de royalties e taxa de marketing para que os franqueados tenham um maior aporte de investimento para adequação de sua unidade à identidade visual da Óticas Kohls”, comenta Comploier.

Além de todos os benefícios já citados, a franchising oferece suporte aos franqueados com consultorias, treinamento e software de gestão. Segundo Comploier, o segredo para manter uma expansão cadenciada e o padrão de qualidade é o sistema de seleção de franqueados (selecao.franquiakohls.com.br).

Em um mercado que, independentemente da crise global, continua prosperando, os resultados desta estratégia de expansão da Ótica Kohls já são visíveis. Em pouco tempo de inauguração, a marca já faturou cerca de R$ 2 milhões através de lojas físicas, franquias e o recém inaugurado e-commerce.

  Revista Negócios
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