Crédito: Divulgação

Realização de eventos esportivos pós-pandemia ajudará na retomada econômica

QUI. 25 JUN

Adiados ou com possível remarcação em análise. Essa é realidade de alguns eventos e competições esportivas em virtude do distanciamento social necessário para conter a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). Para evitar que toda uma cadeia de profissionais relacionados a este setor sofra ainda mais com os efeitos do cenário atual, organizadores e especialistas que atuam neste segmento estudam como será o retorno, quando a pandemia for controlada.

Com os adiamentos e cancelamentos, muitas pessoas são afetadas no Rio Grande do Norte, como conta Gabriel Negreiros, diretor de comunicação da HC Sports, empresa organizadora da Meia Maratona do Sol. “Quando falamos em eventos, as pessoas tendem a pensar que se trata apenas de um organizador que está sendo prejudicado nesse momento, mas não é. Temos uma cadeia gigante de profissionais que se beneficiam de cada competição. Hoje, esse setor gigante está completamente paralisado, mas estamos buscando soluções segura de retorno que ajude a tranquilizar a todos”.

Para o turismo, a suspensão de eventos afetou a ocupação hoteleira, como explica Rodrigo Morais, gerente de contas dos hotéis Praiamar Natal, Praiamar Express Ponta Negra e Holiday Inn Natal. “O cenário é o pior impossível. Com a pandemia boa parte dos hotéis fecharam suas portas pois a procura caiu drasticamente. Os eventos foram os primeiros a sofrer devido aos decretos e isolamento social”.

O gerente de contas acredita que a realização de eventos turísticos e esportivos ajudarão a retomada. “Com certeza eventos como a Meia do Sol ajudarão bastante, pois vai impulsionar outros eventos de segmentos diferentes, fazendo com que a retomada seja mais rápida, aumentando a ocupação média dos hotéis que muitos deles estavam fechados durante a pandemia”, relata.

Atualmente, especialistas estudam o retorno seguro para o setor, uma vez que, mesmo com fim da pandemia, medidas cautelares precisarão ser observadas. A presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo (FNA), Magnólia Figueiredo, revela que esses esforços tranquilizam os atletas.

“Nossa perspectiva é que sigamos as orientações de pesquisadores e cientistas que estão acompanhando essa situação do retorno. Esses eventos impactam na saúde mental dos participantes, muitos estão impactados mentalmente, outros esperançosos. Não tenho dúvidas que essas sensações de bem-estar e prazer são instigadas quando se faz algo que se gosta. Por isso, esperamos que, com o retorno, eles possam voltar a ter uma saúde no sentido amplo da palavra”, diz Magnólia Figueiredo.

O apoio de entes públicos e privados é uma pauta recorte de todos que estão ligados diretamente com a realização e promoção destes eventos. No caso da Meia do Sol, que é o maior evento esportivo do Estado e um dos principais do tipo no país, a situação tem sido contornada com estes apoios.

“Na Meia do Sol temos a sorte de contar com parceiros importantes. Empresas que acreditam que dias melhores virão. Gente que aposta e acredita que em breve a gente vai poder voltar as atividades normais e o esporte, saúde, qualidade de vida e lazer vão continuar agregando de maneira positiva as imagens de suas marcas”, revela Negreiros. Sicredi, Instituto de Radiologia, Prefeitura do Natal, Holiday Inn, Cristalina e Sempre Verde Hortfruit patrocinam a meia maratona marcada para acontecer em novembro.

“Muitos de nós temos encarado com otimismo essa situação. Por isso, reforçamos que todos mantenham as práticas de isolamento social e observem os cuidados de saúde. Assim, o mais breve voltaremos para a rotina de eventos esportivos, com um novo padrão, mas com toda força e alegria que fazem parte do espírito esportivo”, finaliza Gabriel Negreiros.

  Revista Negócios
 Veja Também