O começo do ano é tradicionalmente o período que muitos empreendedores escolhem para planejar a abertura de uma empresa. Mas, pesquisas feitas pelo Sebrae mostram que 38% dos empresários não sabiam o número de concorrentes que teriam ao começar a empreender e 37% deles não tinham conhecimento da melhor localização.
Para ajudar esse público a tomar a melhor decisão, o Sebrae nos estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Mato Grosso do Sul desenvolveu o Radar de Negócios, uma ferramenta que reúne as principais informações necessárias para quem planejar montar uma empresa.
De acordo com o interesse do empreendedor e o perfil do negócio que está pensando em iniciar, o Radar de Negócios ajuda com informações sobre locais com maiores potenciais para implantação do negócio, considerando perfil de clientes, concorrência, entre outras. A plataforma trabalha com três grandes eixos como a identificação de público-alvo, mapeamento de concorrentes e potenciais pontos de venda. Ou seja, identifica em cada bairro os pontos disponíveis para locação ou para aquisição.
Trata-se de uma ferramenta bastante dinâmica e qualitativa capaz de ajudar ao empreendedor ou empresário a entender onde está o seu mercado em que está inserido ou onde pretende se inserir.
BASE DE DADOS - A solução possui uma base de dados nesses cincos estados, incluindo a capital e outras cidades. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a ferramenta apresenta informações sobre cinco cidades potiguares que têm as maiores concentrações de negócios: Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó e Assú.
É possível se obter informações socioeconômicas da população, quais os negócios existentes na área em que pretende atuar e o tempo de mercado dos concorrentes. O interessado consegue identificar de forma georreferenciada e partir para um planejamento de acordo com o posicionamento desejado.
O radar está disponível nas cidades de através do site https://radarsebrae.com.br/ onde é possível o interessado acessar gratuitamente os conteúdos e fazer suas consultas e análises sobre a viabilidade de abrir um ponto comercial ou mesmo expandir um negócio já existente.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias