Geraldo Brasil, CEO da JobHome, formado em administração com ênfase em telecomunicações
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Quem se preparou durante o ano inteiro, colherá ótimos resultados

TER. 28 SET

Durante o ano inteiro, o mercado brasileiro vai oscilando os seus índices como se fosse um eletrocardiograma. Meses altos, meses baixos, uma variação normal para o mercado de vendas que se baseia em datas comemorativas para se aquecer.

Datas comemorativas e festivas são as principais para que o consumidor seja atraído por campanhas online e offline para adquirir os bens de consumo e gerar receita para lojas e empresas. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, são algumas datas que “preparam” o mercado para o seu grand finale: Black Friday e Natal.

As empresas trabalham por quase 10 meses para que, em menos de 30 dias, o ano seja resumido em satisfação para os clientes. Na Black Friday e no Natal os erros não têm espaço para aparecer. É acertar, acertar e acertar. Nada além disso. Saem na frente as marcas que planejam e se programam para estar com as equipes 100% alinhadas no momento da abordagem, da venda e do retorno.

Na JobHome, acertar é a única palavra que pensamos, falamos e ouvimos quando o assunto é o período entre Black Friday e Natal. Entre a última sexta-feira de novembro e o dia 25 de dezembro, bilhões de reais são gastos pelos brasileiros, sendo o período mais lucrativo do ano inteiro. Nossos colaboradores estão preparados para realizar ótimo, senão o melhor, atendimento possível para os clientes, tornando a experiência com o call center algo bom, deixando de lado a imagem de que as ligações são sempre um pesadelo.

Você já deve ter planejado uma viagem, ou até mesmo uma festa, correto? Se lembra como foi difícil pensar as coisas tão antecipadamente, mas, quando a festa e/ou a viagem aconteceu, ela fluiu sem menores problemas por estar tudo alinhado? No cenário do comércio brasileiro este é o pensamento: planejar. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

As empresas que atuam com o mercado, com clientes, com o atendimento de pessoas têm de se planejar previamente para o “carnaval” do comércio e e-commerce. Meses e meses de preparação de colaboradores, datas comemorativas como verdadeiros testes, feedback de gestores para com sua equipe, são ações que, quanto mais prévias acontecerem, mais “fácil” e com mais frutos será a colheita após tudo.

*Geraldo Brasil atua no setor de call center há 21 anos e é CEO da JobHome, startup de terceirização de atendimento com posições de trabalho home office.

  Revista Negócios
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