Crédito: Divulgação

Quase um terço dos brasileiros pretende contratar empréstimo até junho

SEG. 10 FEV

Ter o nome limpo é o objetivo de todas as pessoas que têm dívidas em atraso. E, para uma parte considerável dos brasileiros, o sonho de abrir uma empresa, comprar um carro, adquirir e/ou reformar um imóvel será um desdobramento importante após a reconquista do crédito no mercado, de acordo com nova pesquisa realizada pelo Serasa Consumidor, braço e startup da Serasa Experian

O Serasa Consumidor ouviu quase 3 mil pessoas em formato online de todo o Brasil, das quais 29% afirmam ter interesse em realizar algum tipo de empréstimo nos próximos seis meses. Desse total, mais da metade (59%) quer pagar dívidas; 31% realizar um sonho e 10% quitar uma despesa extra.

Os sonhos são dos mais diversos: comprar um carro (28%), abrir o negócio próprio (26%), comprar (16%) ou reformar (12%) uma casa. “O brasileiro quer realizar seus sonhos e mostra disposição para empreender ainda neste ano, o que pode ser um sintoma de melhora no ambiente econômico” afirma Pedro Dias Lopes, gerente do Serasa Limpa Nome.

E para que as prestações de um novo empréstimo caibam no bolso, 12% pretende quitar o empréstimo em até 6 meses; 26% em 7 meses até 1 ano; 22% em 1 ano até 2 anos; 17% em 2 anos até 3 anos e 22% em mais de 3 anos.

A pesquisa também mostra que o brasileiro está cada vez mais digital: 67% já contrata ou contrataria crédito por uma plataforma digital, como o Serasa Consumidor e o marketplace eCred.

De acordo com Pedro “o interesse em quitar dívidas é muito promissor, pois mostra certa conscientização dos consumidores para com a gestão das finanças pessoais, o que vai ao encontro de nossas plataformas de educação financeira”.

Origem das dívidas - Ainda segundo a pesquisa do Serasa, 75% dos entrevistados que estão dispostos a contratar um empréstimo neste semestre ficaram endividados por perderem o emprego ou tiveram algum problema inesperado; 18% alegaram falta de controle financeiro de suas contas pessoais e 7% assumiram ter realizado compras por impulso.

  Revista Negócios
 Veja Também