Crédito: Imagem Free

Quase 20% das PME’s planejam diminuir contratação de novos funcionários, diz pesquisa

SEG. 20 DEZ

A pandemia e a crise econômica no país impactaram na rotina das pessoas e nos investimentos das empresas. Para conter os efeitos, as companhias precisaram se reinventar, digitalizar processos, reduzir custos e diminuir contratações. Por conta disso, 17% das pequenas e médias empresas planejam diminuir a contratação de novos funcionários nos próximos meses. É o que revela um estudo realizado pela Intrum Brasil, uma empresa europeia com mais de 100 anos de existência e líder no mercado de cobrança, que está presente no Brasil desde 2018. O relatório, que tem como objetivo entender o comportamento de pagamento e o impacto na perspectiva de negócios das corporações, é publicado anualmente desde 1998 e esta é a primeira edição que inclui dados específicos do Brasil.

“É normal as empresas reduzirem custos e até mesmo cortarem funcionários em épocas de crise. No entanto, a diminuição da contratação de novos funcionários impacta diretamente na renda dos brasileiros e nos índices de desemprego, o que gera incerteza econômica no país. O fim de ano normalmente diminui essa taxa por conta das contratações temporárias, mas o baixo recrutamento de novos colaboradores preocupa no longo prazo, quando essas contratações temporárias terminarem”, comenta Ulisse Rodrigues, CEO da Intrum Brasil.

De acordo com o estudo, as PMEs são responsáveis por 70% da força de trabalho do país, o que gera destaque para quase 20% a menos de contratações.

Enquanto isso, a taxa de desemprego chegou a 13,2%, o que impactou 13,7 milhões de brasileiros. A taxa é a mais baixa desde o trimestre encerrado em maio de 2020, início da pandemia. Mesmo com a recuperação, a informalidade aumentou e a renda do brasileiro teve uma queda significativa. Foi uma redução de 4,3% em 3 meses e de 10,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Com isso, o rendimento médio real do trabalhador chegou a R$ 2.489,00 no trimestre encerrado em agosto, as maiores quedas percentuais desde a série histórica iniciada em 2012.Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A diminuição da renda dos brasileiros vai mexer com a economia do país como um todo. Com a alta da inflação, aumento dos juros e a diminuição da renda, o consumo irá cair e as empresas terão impacto no faturamento antes mesmo de se recuperarem da crise causada pela pandemia”, explica Rodrigues.

O estudo da Intrum Brasil ainda revela que no país, 76% das empresas brasileiras acreditam que uma recessão econômica é iminente. Dessas, 88% antecipam que ela terá algum impacto negativo no negócio, proporção que aumenta entre as empresas do setor de Consumo (95%) e Imobiliário e Construção Civil (93%). Além da diminuição das contratações, as principais medidas que serão adotadas pelas empresas para se protegerem da recessão será cortar custos (32%), ter cautela na hora de contrair dívidas (25%) e garantir o pagamento mais rápido dos seus clientes (19%).

Sobre o estudo

A Intrum publica, anualmente, o Relatório sobre pagamentos na Europa desde 1998. Essa é a 1ª edição do relatório para o Brasil, com foco em riscos de pagamento em uma escala nacional.

O relatório é baseado em uma pesquisa realizada simultaneamente em 29 países entre 26 de janeiro e 16 de abril de 2021. No total, foram entrevistadas 11.187 empresas de 11 setores diferentes. No Brasil, 700 companhias participaram do estudo, sendo 521 pequenas e médias empresas e 179 grandes empresas.

O conteúdo do relatório foi criado pela Intrum em parceria com a Longitude, consultoria especializada em serviços de pesquisa para empresas multinacionais e investidores, com sede em Londres, Inglaterra.

Sobre a Intrum

A Intrum é a empresa líder mundial na prestação de serviços de gerenciamento de crédito e de ativos. Centenária, está presente em 25 países, oferecendo às empresas um portfólio de soluções que cobrem toda a cadeia de gestão de crédito.

Com atuação voltada a potencializar o fluxo de caixa e a rentabilidade das empresas, apoia pessoas jurídicas e físicas na regularização de débitos. Com sede em Estocolmo, na Suécia, a Intrum conta com uma equipe de mais de nove mil funcionários, atendendo aproximadamente 80 mil empresas em toda a Europa e na América Latina. Com ações negociadas na Nasdaq de Estocolmo, registrou faturamento de 2 bilhões de euros em 2020.

  Revista Negócios
 Veja Também