Crédito: Divulgação | Sebrae

Projetos do RN integram o Festival Nordestino de Economia Criativa

SEX. 18 SET

Onze projetos do Rio Grande do Norte vão integrar a Mostra de Negócios do Festival Nordestino de Economia Criativa, que será realizado pelo Sebrae nos nove estados da região no período de 28 a 30 de setembro. A ideia do evento, que terá programação 100% online e gratuita, é propiciar uma experiência de aprendizado, troca de informações e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local, como fonte de criação e desenvolvimento dos setores e dos negócios ligados às atividades que integram a Economia Criativa. As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.festivaleconomiacriativa.com.br.

Participam como expositores da mostra a Associação das Rendeiras da Vila de Ponta Negra, a Cooperativa das Bordadeiras e Artesãs do Seridó, o Circo Grock, Diana Fontes Eventos, Apartamento 702, Praieira Filmes, Caravela Selo Cultural, Signos Nordestinos de George Daniel, Especiário, Gueorgia e Referência Comunicação, além de outros painelistas do RN que participam das discussões. A mostra contempla participantes de todos os estados do Nordeste, selecionados por meio de editais públicos feitos pelo Sebrae.

“Trata-se de uma ação para integrar os empreendedores criativos dos nove estados da região, fortalecer esse setor e fomentar conexões para realização de negócio”, explica a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ana Ubarana, que integra o time de painelistas potiguares dentro da programação do evento, ao lado de Iure Dantas, da Autaaurora, Maria Marhé, que é da associação das rendeiras de Ponta Negra, e Diana Fontes, que proferem palestra na programação do festival.

Durante os três dias, o público terá acesso a uma vasta programação com palestras com especialistas nas áreas temáticas da Economia Criativa, rodas de conversa, apresentação de casos de sucesso, oficinas de capacitação e apresentações culturais, com grupos e artistas da região. Além disso, os inscritos no evento também irão receber conteúdos e orientações gratuitas do Sebrae voltadas para apoiar os empreendedores criativos no desenvolvimento de suas atividades, como parte da Jornada do Cliente do Festival Nordestino de Economia Criativa.

Cadeia de valor

A realização do Festival é uma das ações do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa, desenvolvido pelas unidades estaduais do Sebrae dos nove estados nordestinos, em parceria com o Sebrae Nacional e Associação dos Sebraes Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste). O projeto tem o objetivo de promover o fortalecimento dos negócios criativos da região Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda no território.

A Economia Criativa é baseada em modelos de negócio ou gestão que tem o conhecimento, criatividade e capital intelectual como principais ativos. De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a economia criativa engloba atividades relacionadas a quatro eixos: patrimônio, artes, mídia e criações funcionais.

Nestes eixos, estão inseridas as Expressões Culturais Tradicionais (artesanato, festivais e celebrações), Sítios Culturais (sítios arqueológicos, museus, bibliotecas), Artes Visuais (pinturas, esculturas, fotografias), Artes Dramáticas (música, teatro, dança, ópera, circo, marionetes), Publicidade e Mídia Impressa (livros, imprensa e publicações), Audiovisual (cinema, televisão, rádios), Design (de interiores, de gráfico, moda, joias e brinquedos), Novas Mídias (softwares, jogos e conteúdo digital) e Serviços Criativos (arquitetura, propaganda, P&D, cultura e recreação).

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também