Projetos de energia com mais investimentos no RN

QUA. 18 ABR

As linhas de financiamentos para ampliação da geração de energia no Rio Grande do Norte foram discutidas nesta quarta-feira (18), durante a sessão do Conselho de Energias Renováveis (COERE/FIERN). Superintendente estadual do Banco do Nordeste, Fabrizzio Leite Feitosa afirmou que o RN foi o estado que mais recebeu crédito do BNB para projetos de micro e minigeração distribuída de energia para consumo próprio dos empreendimentos, em 2017. 

Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE/SOL) totalizaram R$ 9,95 milhões e beneficiaram 59 clientes. Ele disse que a meta é ter um resultado mais expressivo em 2018. O superintendente do Banco do Nordeste disse ainda que este tipo de financiamento tem dado retorno aos empreendedores, uma vez que resulta em economia significativa na conta de energia elétrica, geralmente com a prestação paga ao BNB pelo financiamento inferior ao que a empresa teria com a tarifa tradicional.

O FNE SOL foi lançado em meados de 2016, como forma de contribuir para a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste. A iniciativa, que conta com a participação dos principais atores econômicos do Estado, tem como o foco os empreendimentos voltados ao “aumento da eficiência energética, realizando investimentos em modernização e geração própria”.

Burocracia
Na ocasião da sessão desta quarta-feira (18), o presidente da COERE, Sérgio Azevedo, fez um balanço da atuação do Conselho, que tem apresentado sugestões para incentivar o desenvolvimento do setor. 

Ele lembrou a importância de assegurar agilidade aos financiamentos e evitar que entraves burocráticos dificultem o acesso aos recursos, que muitas vezes são contratados pelos empresários junto à instituição, mas demoram na liberação. 

vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro de Melo destacou que a capacitação dos colaboradores da instituição financeira é um dos fatores que podem ajudar no relacionamento do banco com as empresas.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da FIERN

  Revista Negócios
 Veja Também