Crédito: Imagem Free

Projeto Inova vai impulsionar potencial de municípios do Seridó

QUA. 19 MAI

O Sebrae no Rio Grande do Norte definiu como uma das estratégias para este ano, promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios e estimular o empreendedorismo em cidades do Seridó com potencial turístico. Em parceria com quatro municípios da região, a instituição vai implementar o Projeto Inova, uma iniciativa em parceria com prefeituras locais que visa impulsionar os atrativos dessas localidades a partir do fortalecimento das micro e pequenas empresas estabelecidas nessas cidades.

A proposta é difundir a cultura da inovação e ampliar as oportunidades de geração de renda e novos negócios. A parceria já foi viabilizada para implantação do projeto nos municípios de Ipueira, Parelhas, São João do Sabugi e Carnaúba dos Dantas, este último em fase de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica e Financeira.

Os investimentos nesse projeto somam cerca de R$ 850 mil, valor que pode aumentar em caso de adesões de novos municípios. Um dos principais eixos do programa são a capacitação das empresas e a instalação de Salas do Empreendedor nessas cidades, norteado pela ideia de aliar desenvolvimento do setor produtivo local às políticas públicas de suporte às atividades empresariais, já que a Sala do Empreendedor funciona como um ambiente de desburocratização, simplificação e atendimento àqueles que fazem a economia do município girar.

A maior parte dos recursos do projeto será aplicada pelo Sebrae, com contrapartida das prefeituras. Todas as ações serão subsidiadas e os empreendedores terão acesso a serviços tecnológicos, apenas em caso de contratação de consultorias especializadas, com descontos que variam entre 70% e 90%, custeados pelo Inova. Isso significa que o empresário vai arcar com, no máximo, 30% do valor integral do serviço, uma economia e tanto nesse período de escassez de recursos.

O projeto passa a oferecer atendimento gratuito a esses empreendedores, através do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Os agentes farão acompanhamento das empresas durante quatro meses, com atendimento individualizado. Além disso, serão disponibilizados ao menos quatro cursos, quatro oficinas e encontros empresariais, conforme demandas e particularidades de cada município. Em caso de a empresa necessitar de soluções mais complexas, o Projeto Inova vai ofertar um portfólio de consultorias disponíveis no Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, que fica em Caicó. Esses serviços, no entanto, serão subsidiados para não pesar tanto no bolso do empresário.

Em cada cidade, o Sebrae fornecerá o suporte necessário à instalação da Sala do Empreendedor, bem como na capacitação de um Agente de Desenvolvimento local para atuar no município, visando auxiliar os empresários.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Medeiros, as ações já começaram e estão em fase de execução em alguns municípios. No caso de Carnaúba dos Dantas, último a assinar o termo de cooperação técnica, o foco será o turismo. “Esse projeto contempla melhoria do ambiente empresarial, atualização da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em instância municipal, estimulando principalmente as compras governamentais, através de capacitação das equipes das prefeituras como também de potenciais fornecedores”, explica Pedro.

Segundo Pedro Medeiros, já está sendo planejado um curso de liderança para os colaboradores e corpo técnico da prefeitura de Carnaúba dos Dantas, além da inserção da cultura empreendedora dentro da rede municipal de educação para estudantes do Ensino Fundamental, por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. “Estamos muito empenhados nesse trabalho de fortalecimento do turismo no Seridó, especialmente em Carnaúba dos Dantas, estabelecendo pilares para o desenvolvimento de uma rota turística na região, abrindo para as empresas a geração de renda e melhores perspectivas futuras para a população”, anuncia o gerente.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também