Crédito: Divulgação | Assessoria de Imprensa

Projeto gratuito ajuda contribuintes a não cair na malha fina do Imposto de Renda em Natal

QUA. 25 MAI

Cair na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) significa que a declaração do contribuinte está retida pela Receita Federal. Isso significa que há incompatibilidade nos dados cruzados, podendo apontar suposta fraude por parte do contribuinte.

Para que os potiguares não se sintam prejudicados, o Mutirão de Declaração do Imposto de Renda do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Potiguar (UnP) realiza atendimentos gratuitos e exclusivos até 31 de maio, prazo final para prestar contas com o “leão”. No entanto, os agendamentos seguem até esta sexta-feira (26) pelo link: bit.ly/mutiraoirpfunp.

De acordo com a coordenadora do NAF, professora Rossana Medeiros, a principal consequência de cair na malha fina é não receber a restituição. Porém, existem vários outros prejuízos e que podem ser facilmente evitados com o suporte de um especialista.

“Pagar multas calculadas usando como base o imposto devido, ser denunciado por crimes de sonegação fiscal, gerar desconfiança no Fisco pelos próximos anos, não poder tirar ou atualizar o passaporte, não poder abrir conta em banco, não poder realizar financiamentos ou empréstimos, além de ser impossibilitado de assumir cargos públicos. Essas são as principais consequências”, alerta Rossana.

Quem pode participar

O Mutirão de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física da UnP é destinado para pessoas com vulnerabilidade econômica e que estejam enquadradas no seguinte perfil: possuir uma única fonte de rendimento; rendimentos não superiores a R$ 40 mil anual, sem movimentações de investimentos e ganhos de capital.

Após preenchimento do formulário on-line, serão marcados os atendimentos, que podem ser presenciais ou remoto. Nessa reta final, os atendimentos presenciais acontecem às terças-feiras, das 17h às 18h30, na Unidade Zona Norte; e às quintas-feiras, das 17h às 18h30, na Unidade Roberto Freire. Já os atendimentos virtuais seguem de segunda a quinta-feira, das 16h às 18h30.

Parceria com o Coren

A iniciativa também se estende aos profissionais de Enfermagem que trabalham na linha de frente contra a Covid-19. O serviço é uma parceria firmada entre UnP e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RN), retribuindo a esses profissionais os serviços prestados no combate à pandemia.

Para declarar o Imposto de Renda, o profissional deve ter até duas fontes de rendas, não ultrapassando o limite de até R$ 60 mil; não possuir pensão judicial; não pode ter ganho de capital (participação societária em empresas ou investimentos em ações); não pode receber de pessoa física; não pode fazer “Carnê leão”.

  Revista Negócios
 Veja Também