Projeto 'Empreende' ensina estudantes da UnP a empreender

SAB. 31 MAR

Um advogado que não sabe como montar o seu escritório, um dentista que não faz ideia de como iniciar um negócio com uma clínica ou um publicitário que quer ter a sua própria agência, mas não sabe nem como começar a criar. A ausência de uma cultura empreendedora no ambiente acadêmico foi o combustível para a criação, no início desta década, do Empreende, o projeto de centro de empreendedorismo da Universidade Potiguar (UnP).

O Empreende tem como objetivo estimular a capacidade empreendedora dos alunos e egressos, fornecendo ferramentas, experiências e serviços. “Nós temos como missão inspirar a comunidade acadêmica no desenvolvimento de competências que permitam práticas inovadoras”, esclarece Marcelo Bandiera, coordenador do centro de empreendedorismo. Ainda segundo ele, o ambiente moderno, inovador e inspirador, convida o estudante a enxergar várias possibilidades de inserção no mercado de trabalho. 

E para que ideias possam se transformar em negócios, o Empreende trabalha com quatro pilares: teoria empreendedora, com o objetivo de inspirar o aluno, através de eventos e cursos; prática empreendedora, desenvolvendo experiências com a colaboração de pré-consultores; carreira empreendedora e incubadoras. “Prover ao aluno a experiência prática faz parte do processo de desenvolvimento”, ensina Marcelo. “Já ajudamos a ‘formar’ cerca de oito mil alunos e a criarmos duas mil empresas”, revela o coordenador.

O Empreende – Centro de Empreendedorismo - foi montado no prédio da UnP da Estrada de Ponta Negra e tem parceria com entidades corporativas, como o Sebrae/RN e a Endeavor.
 

  Revista Negócios
 Veja Também