Projeto de prospecção de novos mercados será apresentado na FIERN

SEX. 20 ABR

Será apresentado nesta sexta-feira (20), às 14h, na Casa da Indústria, em reunião da diretoria da FIERN, o “Projeto de prospecção de novos mercados para o produto potiguar”. Uma parceria da Federação das Indústrias e do Sebrae para abrir o mercado de São Paulo para produtos locais, como queijos de coalho, carne de sol, compotas e geleias de frutas regionais, cachaças orgânicas, dentre outros produtos com alto padrão de qualidade, produzidos no Rio Grande do Norte. A ideia é dar maior visibilidade a produtos e marcas do RN, de forma orientada e com baixo investimento. Estimado em R$ 134 mil, o programa terá subsídio de 50% do Sebrae, 30% da FIERN e 20% de contrapartida das empresas, a ser rateado entre as que aderirem ao programa.
 
Segundo pesquisa qualitativa de mercado realizada pelo Sebrae, há um público potencial estimado em cerca de 4,7 milhões de pessoas no mercado paulista que consomem a gastronomia nordestina. E, do outro lado, uma baixa participação de marcas potiguares no mercado. São produtos com características ‘gourmet’ e ‘terroir’ – de forte identidade com a região onde são produzidos -, que tenham alto valor agregado e se diferenciem de outros alimentos e bebidas regionais já comercializados naquele estado.
 
O projeto compreende desde o diagnóstico dos nichos de mercado e perfis de empresas locais, ações de inteligência de mercado até a fase de aproximação comercial dos potenciais produtores do RN e compradores de São Paulo, que deverá ser, segundo o gestor da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae, David Góis, executado de março a dezembro deste ano. “Há todo um trabalho para adequação das empresas a legislação, como também de marcas, a parte visual, de prospecção de mercado e aproximação comercial”, afirma o gestor do Sebrae-RN.

 

  Revista Negócios
 Veja Também