Projeto Cinesolar percorre cidades do Rio Grande do Norte

TER. 26 MAR

Pensando em oferecer cultura, lazer e aprendizado, a Voltalia apoia o Cinesolar que é uma inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar. De forma gratuita, o projeto realizará sessões de cinema para as comunidades do entorno dos parques eólicos da companhia no Rio Grande do Norte. Com o apoio de uma van, a equipe do projeto percorrerá as cidades de Areia Branca, São Miguel do Gostoso e Serra do Mel.

O Cinesolar é realizado através da Lei de Incentivo e tem o patrocínio da Voltalia e apoio local das prefeituras das cidades beneficiadas, Ministério da Cidadania e Governo Federal e realização da Brazucah Produções. “Estamos felizes em apoiar o projeto Cinesolar nas comunidades localizadas próximas os nossos parques eólicos no Rio Grande do Norte. Sempre buscamos iniciativas que contribuam para o desenvolvimento local”, afirma Thiago Culhari, gerente da área social da Voltalia no Brasil 

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte e sustentabilidade. “Até o momento, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Durante os dias de exibição dos filmes, os espectadores também poderão participar de uma oficina de vídeo sobre técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização, denominada “Oficinema Solar”, onde são abordadas temáticas ambientais e locais. O resultado das oficinas sairá um curta produzido pelos participantes e exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema.


Serviço
São Miguel do Gostoso (27 a 29 de março)
Serra do Mel (01 a 04 de abril)
Areia Branca (5 e 6 de abril)


Sobre o Cinesolar
Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes. Nesta trajetória, a Brazucah conta com o apoio da Fundação Doen, da Holanda, além do patrocínio de grandes empresas, como a já citada Voltalia, e de instituições governamentais. O projeto conta também os seguintes parceiros: Ecooar – que cuida da compensação de carbono e a cada sessão uma árvore é plantada, Biowash, Mãe Terra, Heliar e o apoio institucional da Mercedes Benz e o apoio solar da Sices Solar. 

Sobre a Voltalia
A Voltalia é uma empresa internacional no setor de energia renovável. A companhia produz e comercializa eletricidade gerada por usinas eólicas, solares, hidroelétricas e de biomassa; possui capacidade instalada total de 911 MW em operação ou em fase de construção. A Voltalia também é uma prestadora de serviços, auxiliando seus clientes em cada estágio do projeto, desde a concepção até a operação e manutenção. Com 490 funcionários em 18 países, a Voltalia é capaz de atuar em todo o mundo em nome de seus clientes. A Voltalia está listada no mercado regulamentado da Euronext em Paris desde julho de 2014 O Grupo também está incluído no Gaïa-Index, um índice para midcaps socialmente responsáveis.

 

  Revista Negócios
 Veja Também