Crédito: Imagem Free

Programa Wi-fi Brasil será ampliado para municípios turísticos do RN

 

O programa Wi-Fi Brasil está sendo ampliado para municípios do Rio Grande do Norte com potencial turístico, além dos mais de 330 pontos de internet banda larga via satélite já instalados nos municípios de Areia Branca e São Gonçalo do Amarante. Porém, as conexões chegarão a outras cidades, de acordo com cronograma de expansão do programa. O anúncio foi feito oficialmente, nesta segunda-feira (24), pelos ministros do Turismo, Gilson Machado, e das Comunicações, Fábio Faria, que vieram à Natal apresentar o projeto para empresários do trade turístico, prefeitos e representantes de instituições ligadas ao segmento.

O plano de levar pontos de internet via satélite para mais 1.000 municípios do país, através do programa, conta com a parceria dos Ministérios das Comunicações (MCom) e do Turismo junto ao Banco do Brasil e Sebrae, que ficarão encarregados de levar conectividade a esses novos municípios de forma mais imediata, munindo de conexão à internet comunidades não atendidas com essa tecnologia. O protocolo de intenções havia sido assinado pelas instituições com Mcom no dia 5 deste mês, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operado pela Telebras, será possível conectar as comunidades beneficiadas no plano em todo o território nacional. A novidade fica por conta do novo marco que regulamenta o programa Wi-Fi Brasil, consolidado com a publicação da Portaria MCom nº 2.460, no último dia 26 de abril, que permite o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para a instalação de novos pontos de conexão de internet via satélite, de qualidade, para populações em estado de vulnerabilidade social.

Com mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados, a iniciativa leva banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país. Agora, com a parceria firmada com o Sebrae Nacional e o Banco do Brasil, esses números serão ampliados e, no caso do Rio Grande do Norte, esse serviço beneficiará escolas e empreendimentos turísticos, além da população que reside nas localidades escolhidas.

Avanços do programa

“Tenho certeza de que o [setor] turismo todo será muito grato por essas ações que o governo está fazendo. Assumimos [os dois ministros]o compromisso que, dos mais de 100 endereços turísticos no Brasil, menos de 90 tenham conectividade turística”, assegurou o ministro Gilson Machado, que anunciou um aporte de recursos do FUNGETUR (Fundo Geral do Turismo) da ordem de R$ 12,9 milhões para a Agência de Fomento do Estado (AGN) e R$ 500 milhões para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

De acordo com o ministro Fábio Faria, essa ampliação vai favorecer o agronegócio, que cada vez mais precisa de conectividade para operacionalizar os negócios, e impulsionar a produção de alimentos, além de democratizar o acesso à internet em comunidades e promover a conectividade de setores importantes da economia.

“Através do Wi-Fi Brasil, o Ministério das Comunicações está trazendo para o Rio Grande do Norte 20 pontos de wi-fi. São pontos de conexão que irão atender às praias e, devido à parceria com o Ministério da Educação, chegar a 13,5 mil escolas que nós iremos conectar. Já conectamos 10 mil. Na saúde, são 1,5 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) conectadas. Agora,assumimos compromisso de conectar todos os pontos turísticos do Brasil”, relatou o ministro Fábio Faria.

Os diretores do Sebrae no Rio Grande do Norte João Hélio Cavalcanti (Técnico) e Marcelo Toscano (de Operações) participaram do evento de apresentação, realizado no hotel Holiday Inn. “Começamos a desenvolver esse projeto piloto neste ano em duas Cidades Empreendedoras do RN, Areia Branca e São Gonçalo do Amarante. Após conversas, ficou definida a ampliação por meio do projeto chamado Valoriza Wi-Fi Brasil, em que o Sebrae e Banco do Brasil entraram como parceiros para colocar internet em mais mil cidades”, explica Marcelo Toscano.

Operadores locais

Na avaliação do diretor de Operações do Sebrae-RN, o acesso a internet de qualidade à populações que não contam com conectividade é fundamental, sobretudo para escolas e também para os empreendedores quem possuem pequenos negócios ou que pretendem empreendedor no Rio Grande do Norte.

Marcelo Toscano adianta que essa concetividade vai impulsionar projetos que o Sebrae executa em municípios do estado, como o Projeto Cidade Empreendedora “O plano de expansão ainda será discutido para definir os municípios que serão contemplados, tendo como parâmetro o potencial turístico entre as prioridades”, afirma o diretor do Sebrae.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, reitera a importância dos benefícios que o "Valoriza Wi-Fi Brasil" propicia para o setor produtivo. “Poderão ser beneficiadas muitas empresas do setor de turismo, que já têm noção da necessidade de presença digital. Inclusive capacitadas a partir de ações do Sebrae, mas, que ficam impossibilitadas de executar as operações na prática por falta de disponibilidade de internet de banda larga na região”, avalia o diretor técnico.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também