O processo de expansão digital, que já é realidade em boa parte dos municípios brasileiros, alcançará novo patamar em locais que ainda não possuem acesso à internet no Rio Grande do Norte. Parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e Ministério das Comunicações (MCom) disponibilizará, por meio do Programa 'Valoriza Wi-fi Brasil', novos pontos de internet banda larga via satélite em cidades do Estado e beneficiará, principalmente, escolas e pequenos negócios instalados nas localidades contempladas.
A parceria foi anunciada nesta quarta-feira (16) pelos ministros das Comunicações Fábio Faria e da Cidadania, João Roma, em evento denominado “Comunicação é Cidadania”, do Governo Federal, no Hotel Thermas em Mossoró. O município do Oeste potiguar será uma das 17 cidades-polo beneficiadas pelo programa.
O prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, enalteceu a iniciativa, e lembrou dos benefícios que propiciará à educação, destacado por ele como um dos principais setores da gestão municipal. “O programa vem para democratizar o acesso à internet, especialmente porque beneficiará a educação, que é um dos pilares do nosso governo”, enfatiza.
Com mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados no Brasil, a iniciativa leva banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país. O objetivo é levar pontos de internet via satélite para mais 1.000 municípios do país, a partir da parceria com o Sebrae e o Banco do Brasil, que ficarão encarregados de levar conectividade a esses novos municípios de forma mais imediata, munindo de conexão à internet comunidades não atendidas com essa tecnologia.
Segundo o ministro das Comunicações Fábio Faria, no Rio Grande do Norte, a parceria com o Sebrae-RN será decisiva para o êxito do programa. “O Sebrae foi a primeira instituição que se dispôs e ajudará muito. Nós temos capacidade de instalar dois mil novos pontos de internet ao mês, e, com o Sebrae, serão 500 novos pontos de internet a mais. Através dessa parceria, levar internet para onde não tem”, anuncia.
Educação empreendedora
Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o Programa Valoriza Wi-fi Brasil, que conta ainda com a parceria do Banco do Brasil e instalará de mil novos pontos de internet banda larga via satélite em todo o Brasil, contribuirá fortemente para a consolidação do projeto Educação Empreendedora. Com a disponibilização da internet pelo Programa, a plataforma de educação à distância desenvolvida pelo Sebrae e que capacita, professores, alunos e gestores escolares, ampliará o número de escolas municipais assistidas.
“A chegada do Valoriza Wi-fi vai complementar o projeto de educação empreendedora, que já fazemos em mais de mil escolas municipais no estado, com o trabalho de bioprevenção, e alcançaremos outros patamares, com capacitação para quem precisa”, avalia Melo.
O programa Wi-fi Brasil já funciona nos municípios de Areia Branca e São Gonçalo do Amarante em forma de projeto piloto. A instalação de laboratórios de informática permite, por exemplo, inclusão digital e capacitações em diversas áreas do conhecimento.
O diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, lembra que as capacitações, dentro do projeto Educação Empreendedora têm foco, especialmente, em inovação, tecnologia e gestão, e devem alavancar a geração de novos negócios nos municípios beneficiados.
“A chegada da internet será instrumento de transformação. Mais pessoas serão alcançadas e poderão desenvolver seus potenciais empreendedores por meio do acesso às capacitações. Um projeto complementará o outro, trará benefícios para milhares de pessoas”, prevê.
Para o ministro da Cidadania, João Roma, a ampliação ao acesso à internet de qualidade tem impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. “Ao dar acesso à internet rápida e conectar localidades antes sem acesso aos meios digitais, estamos unindo o país e trabalhando para a redução das desigualdades sociais e regionais”, afirma o ministro.
Ainda na programação do Comunicação é Cidadania, o Ministério das Comunicações lançou o edital da primeira fase do programa Digitaliza Brasil, que vai transformar a recepção do sinal de televisão de analógica para digital. O Rio Grande do Norte tem 17 municípios aptos a aderirem ao programa e receberem equipamentos fornecidos pelo Ministério das Comunicações, nesta primeira fase. Até 2023, todos os municípios do Brasil estarão recebendo sinal de tv digital.
Agência Sebrae