Crédito: Divulgação

Programa que qualifica empresas potiguares para exportação é estendido até setembro e abre seleção

SEX. 25 MAR

Donos de micro, pequenas e médias empresas potiguares têm mais uma oportunidade de se beneficiar com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que estendeu as atividades no Rio Grande do Norte até setembro para 36 novos participantes. A iniciativa qualifica negócios, de diferentes segmentos, para exportação de maneira planejada, segura e sustentável. Todas receberão treinamento e assessoria gratuitos para iniciar o processo de exportação.

Outra novidade é a ampliação da atuação do Programa que vai atender todos os municípios e não apenas aqueles que estavam no raio de proximidade de seus três escritórios em Natal, Mossoró e Caicó. O PEIEX é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e, no RN, tem a Universidade Potiguar (UnP) como parceira, por meio de seu Núcleo de Práticas e Negócios (NPN).

Os empreendedores podem demonstrar interesse pelo e-mail monitor.natal@apexbrasil.com.br ou preencher o formulário on-line através do link bit.ly/peiexrn2022. Na sequência, técnicos do Programa entrarão em contato para detalhar os próximos passos. A agenda de eventos e outras atividades ligadas ao PEIEX serão divulgadas nas redes sociais (@peiex.rn) e no site www.unp.br/peiex.

Critérios para participar

O negócio deve ter CNPJ ativo, pouca ou nenhuma experiência com exportação, grande potencial exportador, cujos produtos e serviços apresentem brasilidade, ou seja, características nacionais que os tornem atraentes, competitivos em nível internacional e possam atender às demandas globais.

Após a seleção, os empresários passarão por um treinamento especializado, dentro de um plano de trabalho com metodologia exclusiva da Apex-Brasil. Ao fim do atendimento, os CEOs receberão um plano de exportação único para a sua empresa, focado em um produto específico para um mercado predeterminado, com conhecimentos práticos, que podem ser postos em operação de modo a obter resultados em curto e médio prazo.

Destaque nacional

No Rio Grande do Norte, é a segunda vez que o PEIEX está em execução. Em ambas as fases, ele se deu em parceria com a UnP, por ser considerada a instituição do Estado que melhor atende às demandas da Apex-Brasil, tendo tradição, influência e capilaridade em todo o território potiguar.

De acordo com o monitor do PEIEX-RN, João Costa, o projeto tinha como objetivo inicial qualificar 150 empresas entre março de 2020 e março de 2022, atendendo todas elas três meses antes do encerramento do projeto. Mais de 20% das empresas atendidas já iniciaram o processo de exportação, colocando o núcleo RN como um dos mais competitivos do país.

“Devido aos resultados excepcionais do núcleo, houve um aditamento do convênio”, detalha o monitor, que além de docente da UnP possui expertise a partir do MBA em International Business pela Cardiff Metropolitan University, no Reino Unido, e mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gestão de projetos na Europa, EUA e Ásia.

Ele também explica que, agora, o programa entra no período de “tiro curto”, com seis meses para dar continuidade às atividades. “Além do atendimento, iremos dar continuidade à produção de pesquisa e extensão acadêmica e finalizar a agenda de eventos para esse período, que incluirá treinamentos e capacitações presenciais para as empresas e estudantes”, recomenda João Costa.

Sobre a Universidade Potiguar - UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância, com polos em diversas cidades do país, além de cursos técnicos. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

  Revista Negócios
 Veja Também