Crédito: Imagem free

Programa Quartzo fomenta transformação digital no RN

SEX. 04 JUN

Lapidar para o digital é a inspiração da BlackRocks Startups para seu novo programa de aceleração para a transformação digital de até 20 negócios tradicionais no Rio Grande do Norte. Em parceria com o Sebrae-RN, o hub de inovação preto lança o Quartzo, iniciativa exclusiva para mulheres negras potiguares e está com inscrições abertas para participação até dia 4 de julho próximo. O projeto conta com o apoio do Itaú Mulher Empreendedora, que visa conectar e capacitar empresárias, e da International Finance Corporation (IFC), instituição global do grupo do Banco Mundial.

“O Quartzo é um programa de aceleração focado na transformação digital e de impacto social de empreendimentos tradicionais liderados por mulheres negras. Um projeto especial da BlackRocks em conjunto com o Sebrae-RN e que vai proporcionar troca de experiências e conhecimentos, acessibilizando ferramentas e estratégias para modelar negócios mais inovadores e oportunidades no mercado digital”, explica Maitê Lourenço, idealizadora do Quartzo, fundadora e CEO da BlackRocks. “Maximizar as oportunidades e conexões transformadoras que fomentem a inovação dessas mulheres para que exponenciem seus negócios e potenciais de liderança é nossa entrega inegociável”, completa Maitê.

Ecossistema de inovação

A participação no Quartzo é gratuita e podem participar organizações de todos os setores, mas tem critérios para que as inscrições sejam válidas: a empresa precisa ter no time fundador pelo menos uma mulher negra, a pessoa responsável pela inscrição com mais de 18 anos de idade e é preciso ter um CNPJ ativo e domiciliado no Rio Grande do Norte. Também é necessário que já exista operação há 6 meses, no mínimo, e faturamento no mercado tradicional.

Diferente do habitual apresentado no ecossistema de inovação, o programa surge como um potencializador de empreendimentos tradicionais do Estado com contribuições para o aperfeiçoamento de cada um por meio de técnicas e instrumentos a serem ensinados ou desenvolvidos em mentorias, workshops e palestras. Além disso, a metodologia do Quartzo também conta com a preparação de novos modelos de negócio para o mercado, a troca de conhecimentos entre eles, o ecossistema empreendedor e outros potenciais parceiros.

A duração do programa será de quatro meses, iniciando em agosto e finalizando em novembro deste ano. Segundo o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti (foto), o Quartzo é um marco na atuação da instituição de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte e um importante agente de mudança nas perspectivas de sustentabilidade e prosperidade das empresas selecionadas pelo programa. “A transformação digital é mais do que inovação e adoção de tecnologia ou modelo de negócio. É um passo relevante para se chegar a novos mercados, aumentar a competitividade e ampliar a geração de lucro nas empresas dessas mulheres empreendedoras. No programa, nossa missão é apoiar, fortalecer e orientar essas empresas, objetivando garantir a presença delas num contexto mais tecnológico e competitivo”, avalia João Hélio Cavalcanti.

Oportunidades do digital

Incentivar e contribuir para que mulheres ocupem mais e mais espaços e posições de autonomia, destaque e poder, motivou muito a criação dessa edição do Quartzo. Sendo assim, segundo a CEO da BlackRocks, era preciso buscar apoiadores com propósito muito alinhado e sólido com relação ao público do programa, então, o encontro com o Itaú Mulher Empreendedora e a IFC foi encaixe muito oportuno.

A inspiração para o nome do programa está nesse que é o segundo mineral mais abundante da Terra e o Brasil é um dos países mais rico em quartzo em suas variedades todas. Com sua estrutura cristalina, a pedra preciosa amplia e purifica energias, também tem a capacidade de até produzir eletricidade, quando submetido a pressão e tem uso diversificado desde a construção civil à fibra ótica. Essas características se assemelham bastante com o perfil das pessoas que empreendem: versáteis, diversas, dedicadas, múltiplas. Segundo Maitê, o desenho da iniciativa partir da provocação de como trazer as oportunidades do digital para o tradicional e como levar as especialidades do offline para o mundo digital.

O período de inscrições segue até 4 de julho próximo e para obter os detalhes e preencher a ficha para a seleção, acesse www.blackrocks.com.br/quartzo. As empresas selecionadas serão anunciadas dia 15 de julho no site do Quartzo e perfis da BlackRocks e do Sebrae-RN nas redes sociais.

Sobre a BlackRocks Startups

A BlackRocks Startups é um hub de inovação que promove acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. Desde 2016, a empresa apoia pessoas e negócios inovadores, lucrativos e tecnológicos, como hub de inovação preto que conecta empreendedores a capital e oportunidades no ecossistema de startups.

Sobre a IFC

A IFC - organização do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalham em mais de 100 países, usando capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investiram US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras situadas em países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Sobre o Itaú Mulher Empreendedora

O programa Itaú Mulher Empreendedora tem como objetivo apoiar e impulsionar negócios com grande potencial liderados por mulheres, além de contribuir para a inclusão desse público e sua independência financeira, alavancando resultados financeiros, assim como seu potencial de impacto social. Saiba mais em: https://imulherempreendedora.com.br/.

  Revista Negócios
 Veja Também