Crédito: Imagem Free

Programa Escola Empreendedora vai formar 130 jovens lideranças em escolas públicas

QUI. 17 DEZ

O Sebrae concluiu a seleção de um time de alunos que irá participar da primeira turma do programa Escola Empreendedora. O projeto tem como objetivo principal formar jovens lideranças dentro das escolas públicas para que possam transformar as suas realidades por meio da educação empreendedora. A equipe de estreia da Escola Empreendedora é formada por 130 alunos, de mais de 20 estados brasileiros. Em janeiro de 2021 começam os encontros online e as missões práticas.

Os estudantes serão apresentados a conceitos de empreendedorismo na vida, não somente voltado aos negócios, e aprenderão a ter uma atitude empreendedora diante de todos os desafios. Também vão aprender sobre liderança, transformação social, responsabilidade, cidadania, influência digital e educação midiática. Guilhermina Abreu, uma das coordenadoras do projeto, explica que a imersão é baseada em três pilares: capacidade de transformar o ambiente social, influência digital e mentalidade empreendedora.

“Nós recebemos inscrições de quase todas as regiões brasileiras, durante a seleção. Filtramos os perfis de jovens que já apresentam alguma liderança em sua comunidade, seja por participarem de olimpíadas, grêmios, projetos sociais. A partir disso, vamos lapidar essas potências para que eles retornem para suas escolas com uma capacidade de transformar a suas próprias realidades e de seus colegas. A ideia é multiplicar o poder do empreendedorismo na vida desses jovens”, afirma.

Os principais critérios de seleção foram diversidade regional, potencial de liderança, engajamento com a comunidade/escola, sonhos e história de vida. A dinâmica de aprendizagem será organizada em quatro etapas. Encontros online e missões semanais, fases em que os alunos vão estudar sobre temas centrais e desenvolver projetos para solucionar os problemas apresentados. Em seguida entram os momentos “Mão na Massa” e “Acompanhamento”, nos quais os alunos irão, de fato, iniciar a execução de algum projeto de impacto positivo em sua comunidade, sendo acompanhados pelos mentores.

O propósito da Escola Empreendedora é transformar a realidade a partir da comunidade educacional tendo como protagonistas os jovens. Este é o sentido do projeto, formar lideranças jovens em todo o Brasil para gerar valor para o outro”, explica o gerente de Educação Empreendedora, Gustavo Cezário.

“Nós tivemos que readaptar todo o projeto para o formato online. Mas será incrível reunir alunos com uma diversidade tão grande em um ambiente voltado para a transformação social. Não tenho dúvidas de que apresentaremos resultados surpreendentes. Temos muitos selecionados de cidades pequenas, um deles mora tão afastado que o sinal de celular é ruim e por isso ele só usa a internet para se comunicar”, analisa Guilhermina.

O programa Escola Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, inspirada no programa desenvolvido pelo Sebrae em Minas Gerais. A Escola Sebrae desenvolve o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em atuação há mais de 10 anos, já tendo formado mais de 14 mil jovens em educação empreendedora. Guilhermina Abreu é uma dessas jovens. Atualmente ela é diretora-executiva do Embaixadores da Educação, que é integrado por ex-alunos do NEJ que buscam disseminar o acesso à educação empreendedora pelo Brasil e pelo mundo.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também