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Programa de orientação gratuito abre inscrições para microempresas

TER. 03 MAR

As empresas que têm faturamento anual bruto de até R$ 360 mil e apresentam algum problema na área de gestão ou processo produtivo podem aderir ao Programa Negócio a Negócio 2020. A iniciativa oferece gratuitamente orientação e conhecimento sobre gestão, finanças, planejamento, inovação e mercado aos pequenos negócios por meio dos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), que são consultores credenciados do Sebrae com larga experiência de mercado. As inscrições foram abertas neste mês e podem ser feitas pelo 0800 570 0800 ou através das prospecções dos agentes.

A meta do Sebrae é atender 3.070 empresas, com foco principalmente nas microempresas, que são aqueles negócios cujo faturamento anual se situam na faixa entre R$ 81 mil e R$ 360 mil. Poderão aderir ao programa empreendimentos instalados na região metropolitana de Natal e cidades do interior que estejam na área de jurisdição dos escritórios regionais do Sebrae no Oeste, Alto Oeste, Médio Oeste e Seridó Oriental. Para esse ciclo 2020, 13 agentes farão as orientações junto aos empreendedores.

O atendimento ao empresário ocorre no local onde ele desenvolve a atividade, observando a sua realidade e identificando, presencialmente, outros possíveis pontos de melhoria. Em cada estabelecimento os agentes realizam duas visitas. Na primeira delas, os agentes aplicam um diagnóstico, com questionamentos sobre o processo de gestão do negócio. Já na segunda visita é entregue ao empreendedor um relatório com os resultados da avaliação e algumas sugestões de melhorias.

Somente no ano passado, 3,3 mil pequenos negócios foram atendidos no Rio Grande do Norte através do Programa Negócio a Negócio, pelo qual foram aplicados os questionários do caderno de ferramentas. "O resultado do diagnóstico reflete as necessidades específicas do empreendimento e assim conseguimos oferecer soluções para melhorar aquilo que é prioritário. O nosso objetivo é auxiliar esse pequeno empresário nas dificuldades encontradas no dia a dia”, diz a gestora do programa, Jupira Nunes.

Atendimento digital - Segundo ela, do total de negócios atendidos em 2019, cerca de 60% foram Microempreendedores Individuais (MEI) e apenas 40% microempresas. Por isso, neste ano o foco serão essas últimas. “Percebemos que os microempreendedores têm outras frentes exclusivas de atendimento oferecidas pelo Sebrae. Por isso, decidimos centrar nas microempresas, principalmente aquelas que apresentam qualquer ponto de melhoria na área de gestão. É muito comum a dificuldade na área de finanças”, justifica a gestora.

Jupira Nunes adianta que, no segundo semestre, o programa passará por modificações. A principal é que todo o processo será pelo digital. A aplicação do questionário, devolutiva e sugestões de melhoria serão feitos online. “O atendimento digital dará uma nova dinâmica ao programa, que ganha mais agilidade e rapidez. O empresário terá à mão toda a informação que precisa. O material é todo editável para ser ajustado conforme a realidade da empresa, as planilhas são abertas”, cita a gestora. A digitalização, no entanto, não implica que não haverá atendimento in loco. Os agentes terão de conceder duas horas de atendimento presencial nas empresas.

Agência Sebrae de Notícias

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