Crédito: Imagem Free

Programa Brasil Mais reserva vagas para empresas da Grande Natal

QUA. 17 MAR

Empresas de micro e pequeno porte, instaladas em Natal e na região metropolitana e interessadas em aumentar a produtividade e a competitividade para o aumento dos lucros, ainda podem participar do programa Brasil Mais. A ação já teve início com o acompanhamento dos negócios já cadastrados no primeiro ciclo pelos Agentes Locais de Inovação, no entanto, ainda há vagas abertas para essa região. O cadastro pode ser feito através do site www.gov.br/brasilmais/.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As empresas participantes terão acompanhamento dos ALI por quatro meses, duração do primeiro ciclo, que vai até junho. A meta é atingir 3,3 mil empresas até o final de 2022.

De acordo com a gestora do Programa ALI no RN, Algéria Varela, devido às medidas restritivas para controle da Covid-19, os atendimentos estão sendo executados de forma remota. o acompanhamento é baseado no aumento da lucratividade, em ganhos de performance e redução dos custos, com o objetivo de tornar esses pequenos negócios mais produtivos até 2022. O programa está baseado em seis eixos: inovação, técnicas de gestão de processos, gestão de operações de vendas, gestão de produtos, gestão financeira e transformação digital.

“Nesse momento de crise, o Sebrae oferece essa oportunidade de atendimento gratuito, que só dura quatro meses. Através das ações, os empresários vão ter disponibilidade de enxergar pontos de melhoria, principalmente para impulsionar os pequenos negócios cadastrados”, argumenta Algéria Varela.

Os agentes são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e aumentar o faturamento. “O Brasil Mais atua em pelo menos dois pilares, o aumento da produtividade e a redução de custos. Esses são indicadores extremamente importantes para a retomada da economia. Estes encontros poderão acontecer de forma presencial ou a distância. A decisão da modalidade será do empresário”, destaca Marijara Leal.

O acompanhamento das empresas é amparado no conceito lean startup, em que o participante precisa se dedicar para passar por todas as etapas da metodologia. O programa Brasil Mais disponibiliza ferramentas ágeis para identificar os principais problemas das empresas, com acompanhamento individualizado e compartilhamento de experiências.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também