Crédito: Agência Sebrae

Professores são capacitados em metodologia de empreendedorismo

SEX. 22 JAN

A saturação do mercado de trabalho e o aumento da concorrência a uma vaga de emprego em cenários de instabilidade econômica têm levado cada vez mais jovens e adultos à buscarem uma forma de empreender nas mais diversas áreas. Contudo, a iniciativa de empreender, seja por necessidade ou oportunidade, requer conhecimento e orientação para um planejamento adequado.

Através do programa Educação Empreendedora, o Sebrae-RN vem estabelecendo parcerias com escolas e institutos de ensino visando despertar o empreendedorismo nos estudantes, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento adquirido em sala de aula.

Neste ano de 2021 o Sebrae no Rio Grande do Norte dá continuidade a suas ações de interiorização da cultura e educação empreendedora. Nesta quinta-feira (21) aconteceu no município de São José de Mipibu, distante 39 km de Natal, uma capacitação para 35 professores do Instituto Pio XII, uma escola da rede particular de ensino. A parceria com o Sebrae-RN permitirá o acesso das turmas do ensino fundamental 1 e 2 e do ensino médio do instituto à educação empreendedora, que visa preparar, sensibilizar e orientar os jovens estudantes com perfil empreendedor.

Segundo a analista técnica do Sebrae-RN, Maria da Conceição Moreno, a educação empreendedora vai além da concepção de uma ideia ou abertura de um negócio próprio. “Trata-se do desenvolvimento de uma cultura em que a pessoa se sinta sensibilizada, preparada e empoderada para o alcance de seus objetivos de vida”, ensina.

Conceição Moreno explica que nos processos educacionais, a educação empreendedora atua tanto no desenvolvimento de competências duráveis, como na possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Oficinas

Os professores do ensino fundamental 1 e 2 irão aplicar a metodologia “Jovens Empreendedores - Primeiros Passos” e os professores do ensino médio serão capacitados para aplicar as oficinas de empreendedorismo para os seus alunos, que tem como foco a preparação dos jovens para o desenvolvimento de seu projeto de vida.

A supervisora pedagógica do Instituto Pio XII, Vera de Andrade, lembra que a ideia de se aprofundar na educação empreendedora é uma demanda surgida dos próprios alunos que participam da feira da escola denominada Expo Pio. Trabalhando a questão do empreendedorismo na escola, os educadores buscaram estabelecer uma parceria com o Sebrae para atender aos cerca de 400 alunos que deverão estar matriculados neste ano naequele instituto. “Estamos criando inclusive uma nova nomenclatura, que é Empreende Pio, para fortalecer essa parceria com o Sebrae”, afirma a professora Vera.

A expectativa da professora do Instituto Pio XII, Jaqueline Andrea Medeiros Pereira, é que com a introdução da educação empreendedora, os alunos da escola sejam melhor preparados para a carreira que desejam seguir e para o próprio mercado de trabalho escolhido, alcançado mais facilmente seus objetivos. “O empreendedorismo no Pio XII será mais uma ferramenta de suporte aos alunos para que eles possam construir o seu projeto de vida. Isso irá auxiliá-los nas suas escolhas pessoais e profissionais de uma forma organizada para que eles possam cumprir seus objetivos e metas no futuro”, finaliza a educadora.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também