Crédito: Imagem Free

Procura das empresas por crédito tem alta de 15,4% em novembro

QUA. 22 DEZ

A busca dos empreendedores brasileiros por crédito teve aumento de 15,4% em novembro de 2021 na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, os micro e pequenos negócios foram os únicos que registraram crescimento na procura pelo recurso financeiro, marcando alta de 16,3% no ano a ano.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os micro e pequenos empreendedores continuam utilizando o crédito para garantir o funcionamento pleno dos negócios. “A fim de manter as contas em dia e reforçar os estoques para as vendas de final de ano, por exemplo, as empresas de menor porte passaram a utilizar ainda mais as linhas de crédito. Além disso, desde o início da pandemia, o governo tem incentivado o uso desse recurso financeiro de diferentes formas e, no início de novembro, foi aprovado pelo Senado o Programa Estímulo ao Crédito (PEC), que visa expandir ainda mais essa movimentação e o acesso das MPEs ao recurso”.

Ainda na relação anual (nov/21 x nov/20), a análise mostrou que os segmento de Serviços foi o que mais demandou por crédito durante o mês, com alta de 25,4%. O setor de Indústrias também registrou crescimento, esse de 9,3%, bem como o de Comércio, com 5,8%.

Feita a avaliação por região do país, o Nordeste tem a maior expansão, marcando 18,2%. Em sequência estão o Sudeste (17,0%), Norte (15,8%), Sul (13,1%) e Centro-Oeste (7,7%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae disponibilizam plataforma de conteúdo gratuito Para contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas, a Serasa Experian e o Sebrae criaram a plataforma Aprenda, na qual donos de negócios podem se beneficiar com diversos conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas. Para conferir, acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br

  Revista Negócios
 Veja Também