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Previsc constrói cultura de inovação para ampliar protagonismo no segmento de previdência complementar

 

Os últimos meses têm sido de trabalho intenso para preparar a Previsc - administradora de planos de previdência privada do Sistema Fiesc - para o futuro. Desde dezembro a companhia vem remodelando sua área de inovação com o objetivo de melhorar o seu posicionamento no mercado. Com ajuda da Hug, consultoria de Florianópolis especializada em cultura, gestão e pessoas e liderança para empresas de tecnologia, desenvolveu um novo modelo de cultura centralizado em inovação que foi crucial para o equilíbrio da empresa no primeiro semestre de 2020 e deverá guiar o crescimento do negócio nas próximas décadas.

Com 33 anos de história, a Previsc é administradora de um fundo composto por 37 patrocinadores e três instituidores nos segmentos de indústria, comércio e educação nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Ceará, Amazonas, Piauí, Maranhão, além do Distrito Federal; e contempla 19 mil participantes, com reservas conjuntas que superam R$ 1 bilhão e R$ 500 milhões em investimentos.

Foi justamente essa tradição e suporte que fez com que a redefinição dos propósitos e visão de negócio fosse possível mesmo diante de um cenário de instabilidade provocado pela Pandemia de Covid-19 - este o principal desafio na renovação de cultura da empresa junto da dificuldade de previsibilidade em relação ao futuro. O trabalho de atualização de cultura contou com participação de lideranças conectadas com esse propósito nas áreas Administrativa, Mercado, Seguridade, Investimento e Compliance e foi fundamental para preparar a Previsc para o “novo normal”.

“O desenvolvimento de uma nova cultura corporativa, conectada à evolução tecnológica e econômica presente em diferentes mercados, tirou a equipe de líderes da Previsc da zona de conforto e ajudou no desenvolvimento e ampliação da visão sistêmica do negócio, gerando melhor planejamento e mais velocidade na tomada de decisão, especialmente nesse momento desafiador para a atividade econômica de um modo geral”, destaca a gerente administrativa da entidade, Gitana Jamie da Costa.

“Essa transição certamente nos fortalece no cenário atual, mas também fará com que nossa história de pioneirismo transpareça e passe a ter ainda mais protagonismo em inovação, gestão de pessoas e posicionamento de mercado no segmento em que atuamos. Além de oportunizar a Previsc a elevar seu número de participantes, patrimônio, retorno dos investimentos, segurança e sustentabilidade”, completa.

Construção da cultura de inovação da Previsc

Divido em três etapas, o projeto desenvolvido sob-medida pela Hug consistiu primeiro em entender o momento atual da companhia, reestruturar a área de tecnologia e providenciar a chegada de uma liderança experiente no setor. O movimento fez com que a Previsc conseguisse, por exemplo, acelerar o processo de transição do time do trabalho presencial para o trabalho remoto de forma rápida e eficiente ainda em março, quando os primeiros casos de Covid-19 eram notificados no Brasil - reduzindo os impactos nos negócios da administradora.

O segundo passo, desencadeado em maio, envolveu um trabalho individual com as lideranças para desenvolver neles competências necessárias para o processo de inovação, através de atividades práticas que pudessem conduzir o seu dia a dia e a rotina das equipes para um olhar mais inovador e criativo. Esse processo com as lideranças foi preparatório para o trabalho de cultura, que seguirá até setembro, e no qual a empresa está repensando seu DNA Cultural, de propósitos, sonho grande, competências e valores alinhados com os objetivos traçados no curto, médio e longo prazos.

De acordo com Daiane Andognini, CEO da Hug e mentora da transformação da Previsc para o caminho da inovação, o plano também envolve o fortalecimento do canal de relacionamento da Previsc com os contribuintes e a ampliação dos esforços nas vendas, incluindo uma revisão das metas para 2020 e o replanejamento de expectativas em decorrência do novo momento econômico e sanitário já conhecidos no mundo. Os primeiros resultados desse trabalho já são sentidos e devem ser intensificados nos próximos meses.

“Entendemos que hoje a área de tecnologia da empresa ganhou a confiança das lideranças e já existe uma previsibilidade do que vai ser feito e quando em termos de ações. As lideranças estão mais alinhadas em relação aos objetivos do negócio e o que compete a cada uma delas fazer para atingir os resultados esperados pela Previsc. Além disso, a própria equipe demonstra estar mais preparada para aceitar as mudanças de inovação que o negócio precisa desenvolver”, constata Daiane Andognini.

A percepção é compartilhada por Gitana Jamie da Costa. ”Observamos um desenvolvimento dos líderes e na gestão de pessoas, intensificamos nosso projeto de marketing digital, e garantimos maior consistência no acompanhamento das ações estratégicas no período de pandemia. Destaco ainda a estruturação da área de Inovação e o processo contínuo de melhoria e a mudança de mindset quanto ao trabalho remoto e o acompanhamento da equipe à distância, junto com a alteração de estrutura e modelo de trabalho (Hot desking – Ou seja, sem lugares atribuídos), contribuindo para um ambiente propulsor a criatividade, engajamento e melhoria do clima”, complementa.

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