Presidentes das Câmaras do RN participam de curso de gestão

TER. 04 SET

A Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fecam), em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, realizou nesta terça-feira (4), o Curso de Gestores Públicos Municipais - Competências e Atuação do Poder Legislativo. O objetivo do curso é capacitar vereadores e presidentes das Câmaras Municipais do RN.

"Quando qualificamos os presidente das Câmaras, os vereadores, nós melhoramos os serviços e a produtividade que as Casas Legislativas oferecem à população. O presidente de uma Câmara Municipal é um gestor e quanto mais capacitado ele for maior será a transparência e eficiência do trabalho por ele desenvolvido", afirmou o vereador Raniere Barbosa (AVANTE), presidente da Fecam.

Gleire Belchior Aguiar,  presidente da Fundação Ulysses Guimarães, destacou a importância de capacitar os vereadores. "As funções principais dos vereadores são fiscalizar e legislar, e eles só podem fiscalizar o que eles entendem, o que conhecem, por isso, nós estamos trazendo hoje o conhecimento sobre gestão pública", disse Gleire.  

De acordo com o Professor Renato Varela, quatro temas serão abordados durante o curso: o poder legislativo, processo legislativo, o poder fiscalizatório da Câmara e marketing de gestão.

"É importante buscar sempre conhecimento. Nós vivemos um novo modelo de gestão que requer mais transparência e eficiência, deste modo, precisamos estar sempre buscando nos capacitar e atualizar", afirmou Maria Clésia, presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso.

Júlio Protásio, diretor executivo da Fecam, enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão. "A Fecam, independentemente do calendário eleitoral, continua trabalhando, fortalecendo o vereador, o poder legislativo e valorizando as Câmaras Municipais do estado.


*Com informações da Assessoria de Imprensa da CMN

 

  Revista Negócios
 Veja Também