Crédito: Divulgação FIERN

Presidente da FIERN apresenta o MAIS RN ao presidente do LIDE Reino Unido e projeta missões empresariais

SEG. 08 MAR

Depois de conhecer as potencialidades do Rio Grande do Norte, o presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais - Reino Unido, Breno Silva, conheceu de perto o programa Mais RN, apresentado nesta sexta-feira (5), pelo presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales.

Em visita à sede da FIERN, ao lado do presidente do LIDE RN, o jornalista Jean Valério, responsável pelo encontro, Breno Silva revelou que diante do que fora apresentado há grandes possibilidades de se criar uma agenda positiva para estreitar as relações comerciais entre o estado e o Reino Unido.

“Estou positivamente surpreso com o trabalho da FIERN, que tem um resultado positivo e esse encontro mostrou que há uma avenida para esse relacionamento entre o Reino Unido e o Estado potiguar”, disse Breno Silva.

Empolgado com as possibilidades de novos negócios com os britânicos, o presidente da FIERN já adiantou que devem ser criadas "missões empresariais" no pós-pandemia. “Podemos reforçar esse relacionamento e, a partir daí, quando a pandemia passar certamente haverá missões de negócios no Reino Unido ou de empresário de lá no Rio Grande do Norte para criarmos um intercâmbio que resulte em crescimento para o Estado”, afirmou Amaro Sales.

Ele acrescentou que a Federação das Indústrias vai contribuir com informações para investidores ingleses. “O acesso a esses dados deve facilitar a atração de empreendedores. O caminho é esse e, assim, aumentam as possibilidades de atrairmos parceiros do Reino Unidos”, complementou.

Presidente do LIDE RN, Jean Valério se mostrou bastante otimista, também, com o avanço da parceria. “O Reino Unido está de olho e quer investir no Rio Grande do Norte. Nestes dois dias de visita do nosso convidado (Breno Silva), foram apresentadas todas as potencialidades do estado, como turismo, agronegócio, energia, saneamento, mineração e infraestrutura. Foram identificadas diversas oportunidades para ampliar as relações comerciais entre os dois países”, comentou Jean Valério.

Encontro com o Governo e oportunidade de negócios

A saída do Reino Unido da União Europeia - Brexit - abriu novas fronteiras de negócios entre a Grã Bretanha e o Brasil. Acordos de Livre Comércio já estão na pauta de governos e empresários. De olho nessa janela de oportunidades, o Rio Grande do Norte pode ser beneficiado. Através do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais - RN e do LIDE Reino Unido, foi criada uma agenda positiva para estreitar as relações comerciais com a Europa.

Na quinta-feira (4), Jean Valério, presidente do LIDE RN, levou o presidente do LIDE Reino Unido, Breno Silva, para um encontro com autoridades do Governo do Estado e líderes empresariais, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC). “Definimos uma agenda e o LIDE RN, em parceria com o LIDE UK (Reino Unido), vai trabalhar para eliminar possíveis barreiras e dificuldades existentes”, destacou Jean.

Durante o encontro híbrido, parte presencial e parte virtual (por videoconferência), secretários de estado e líderes empresariais apresentaram as oportunidades de negócios do RN para o representante britânico. Turismo, agronegócio, energia, saneamento, mineração e infraestrutura foram alguns setores citados para gerar novos negócios.

O presidente do LIDE Reino Unido gostou do que viu e disse estar disposto a colaborar com a conexão anglo-brasileira. “O Brasil é prioridade para o Reino Unido. E o LIDE estará trabalhando para identificar oportunidades e conectar. Estou muito impressionado com o potencial do Estado do Rio Grande do Norte. Vamos construir uma agenda objetiva em busca de geração de negócios”, ratificou Breno Silva.

LIDE - Grupo de Líderes Empresariais

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

Presente em diversos países com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado.

  Revista Negócios
 Veja Também