Presidente da Contag abre Congresso da Fetarn

TER. 20 FEV

Porta-voz dos anseios e das propostas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e responsável pela interlocução com o Governo Federal, Congresso Nacional, universidades, organizações da sociedade civil e mídia, o presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - Aristides Veras dos Santos é uma das presenças também mais aguardadas do 10° Congresso da Fetarn - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – que será realizado entre esta quarta e sexta-feira (21 a 23), no Centro de Eventos Mardunas, em Nísia Floresta.

No Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais desde 1985, o pernambucano, nascido em Tabira, Região do Sertão, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de seu município, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT de Pernambuco, presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), entre outros cargos na própria Contag, que hoje preside, e concilia a ação sindical com uma atuação político-partidária. Ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores (PT) no seu município e disputou a prefeitura em 1988. Foi vereador (de 1997 a 2004) e vice-prefeito de Tabira (de 2004 a 2008).

Com capacidades adquiridas ao longo dessa trajetória, Aristides explanará sobre políticas sociais e legislações que impactam a atividade, como lei de terceirização, crescente êxodo rural, queda vertiginosa de recursos do plano safra, extinção de parte das políticas para o crédito fundiário, fim das desapropriações, além de fortes ameaças à atividade com a reforma da previdência ainda sem definições claras no Congresso Nacional, dentre várias medidas governamentais que consideram prejudiciais aos agricultores.

Destaca-se, contudo, que o evento da Fetarn tem ainda outra presença considerada importante pela categoria. Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, que chegou a ser considerado um dos 60 homens mais poderosos do Brasil, Gilberto Carvalho fará uma análise da conjuntura política atual e explanará, junto a delegados da Fetarn, sobre comunicação popular para base. Segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, esse momento de debates e busca de organização da categoria para lutar por melhorias é fundamental para o futuro da atividade no Brasil. O evento tem como tema: “Unificar a luta, manter direitos e ampliar conquistas”. Também entram na pauta de discussões do Congresso: agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, reforma agrária e meio ambiente, além de políticas agrícolas e a situação do homem do campo no RN, após sete anos de estiagem.

ELEIÇÃO

No último dia do evento, será realizada a eleição da nova diretoria da Fetarn para o mandato de quatro anos (2018-2022). Segundo prevê o estatuto da entidade, haverá renovação de pelo menos 30% dos membros. Fundada em 15 de junho de 1962, a Fetarn é uma entidade constituída para fins de estudo, defesa e coordenação dos interesses coletivos e individuais da categoria. Atualmente, representa, direta e indiretamente, na sua base, um público estimado em mais de 360 mil trabalhadores rurais.

  Revista Negócios
 Veja Também