Presidente da CNI é preso em operação da Polícia Federal

TER. 19 FEV

Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi preso nesta terça-feira (19), em São Paulo, pela Polícia Federal, na Operação Fantoche. Ele é acusado de desviar cerca de R$ 400 milhões, num esquema de corrupção envolvendo contratos entre empresas ligadas ao Ministério do Turismo e o Sistema S. 

A operação ainda envolve o Instituto Origami, Aliança Comunicação e Cultura, Idea Locação de Estruturas e Iluminação, Somar Intermediação e Negócios e Ateliê Produções Artísticas. De acordo com a PF, execução de eventos culturais, publicidade superfaturada e recursos desviados através de empresas de fachada estão entre as acusações. Outras nove pessoas também foram presas.

“A atuação do grupo consistia na utilização de entidades de direito privado, sem fins lucrativos, para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o ministério e unidades do Sistema S. Tais contratos, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada", afirma a Polícia Federal em nota. 

 

  Revista Negócios
 Veja Também