Presidente da ABAV/RN reforça importância dos agentes

SEG. 24 DEZ

O agente de viagens é aquele que exerce funções nas agências de viagens, prestando informações sobre viagens, roteiros, excursões turísticas e demais esclarecimentos pertinentes, comercializando esses serviços, efetuando reservas e emitindo a documentação necessária, inclusive para excursões, hospedagens de hotéis, etc. A partir destas informações, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV/RN), Abdon Gosson falou da importância da atuação do agente de viagens no setor do turismo.

“Acreditamos no desenvolvimento de competências e na capacitação como potencializadores das nossas atividades, para obtenção de melhores resultados e para isso temos o Instituto de Cursos ABAV (ICABAV), voltado especificamente para preparar e manter estes profissionais atualizados com as melhores práticas e avanços tecnológicos no turismo mundial”, disse o presidente, Abdon Gosson.

Segundo ele, a tecnologia ajudou significativamente a vida do viajante e do próprio agente de viagens. Antigamente as pessoas vinham para as agências sem saber nem para onde ir. Hoje já chegam com muita informação, depois de pesquisarem na internet.

É quando entra o papel do agente de viagem para ajudar a saber se realmente vale a pena ir, por exemplo, em julho para cidade de Dubai, a maior dos Emirados Árabes Unidos, que nesta época chega a 51 graus de temperatura ambiente e com a assessoria do agente de viagens pode ser aconselhado a ir em outra época do ano ou até decidir por outro destino.

O presidente Abdon Gosson informou que 74 agentes de viagens são filiados a ABAV/RN. Existem os que não são filiados e que chegam a cerca de 120. No Brasil estima-se que haja algo em torno de oito mil a dez mil agências e se forem somadas com as não filiadas às entidades do setor, chega-se a algo em torno de 15 mil a 20 mil empresas.

Prejuízos
Essa mesma tecnologia, segundo o presidente Abdon Gosson, provocou em 2017, o cancelamento de 82 milhões de reservas de viagens, um reflexo do que as pessoas fazem a partir da internet, sem a ajuda de um agente de viagens, gerando um prejuízo de US$ 24 bilhões de dólares para as agências. E a tendência são estes números crescerem ainda mais.

“Vem aumentado a quantidade de viajantes, mas caindo a qualidade das viagens, justamente pela falta da assessoria do agente de viagens. O site mais confiável para buscar informações para sua viagem, é o da sua agência”, disse o presidente da ABAV/RN.

Ainda reforçando a importância deste profissional, Abdon Gosson disse que mais de dois terços das vendas de passagens de cruzeiros são feitos com a assessoria dos agentes de viagens, que sabe com detalhes indicar os melhores preços, prazos, locais de hospedagens, os destinos, prazos, cancelamentos e muito mais. Nos Estados Unidos e na Inglaterra o agente de viagens é uma profissão em ascensão.

 

*Matéria escrita pelo jornalista Rosenaldo Oliveira para a edição especial da revista Negócios.net

 

 

  Revista Negócios
 Veja Também