Crédito: Divulgação Sebrae RN

Prefeito de Natal recebe do Sebrae o Guia do Candidato Empreendedor

SEX. 16 OUT

O Prefeito de Natal e candidato à reeleição pela Coligação Avança Natal, Álvaro Dias, recebeu nesta quinta-feira (15) o Guia do Candidato Empreendedor, uma publicação do Sebrae contendo 10 dicas, várias ideias e mais de 100 ações para que cada candidato às eleições municipais, em 15 de novembro, possa definir e incluir a pauta do empreendedorismo no seu plano de governo. O conteúdo completo está disponível no link www.sebrae.com.br/eleicoes e pode ser baixado pelos candidatos, assessores de campanha e demais interessados.

O candidato Álvaro Dias entregou aos dirigentes da instituição de apoio às micro e pequenas empresas o seu plano de governo (2021-2024) e reiterou o seu propósito de continuar as obras de infraestrutura da cidade, que estão em andamento, como a iluminação de Ponta Negra e da Via Costeira, incluindo a troca de postes, drenagem e pavimentação de ruas no bairro do Planalto e na Zona Norte, incluindo melhorias no Complexo Turístico da Redinha. “Uma cidade bem iluminada oferece maior segurança à população e aos turistas, que visitam Natal e passeiam conhecendo os seus pontos turísticos”, afirma o candidato, prometendo fazer a retomada do crescimento, com ênfase no turismo.

Acompanhado pelo Secretário Municipal de Governo, Fernando Fernandes, Álvaro Dias foi recebido pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RN (CDE), Marcelo Fernandes de Queiroz, e os diretores José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (Técnico) e Marcelo Toscano (Operações). Também participou da reunião, o vice-presidente do CDE, Itamar Manso Maciel, presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern).

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, reiterou o propósito do Sebrae de oferecer aos candidatos, subsídios para a elaboração de um plano de governo que contemple o desenvolvimento local e um ambiente legal favorável aos pequenos negócios do município. Melo destacou a importância do prefeito dedicar atenção especial à Lei Geral das MPEs de Natal, com ênfase nas compras públicas de pequenos produtores de alimentos para a merenda escolar e a retomada do Mercado das Rocas, que inclusive o prefeito garantiu que o empreendimento já está com o projeto arquitetônico original corrigido e em condições de funcionamento, após adequações no sistema de ventilação do prédio.

Revitalização do centro histórico

Um dos pontos abordados na reunião foi a revitalização do centro histórico, incluindo o bairro da Ribeira, que foi um dos principais cenários no período da Segunda Guerra em Natal, fato que inspirou o projeto "Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra", criado pelo Sebrae-RN em parceria com as duas prefeituras municipais. “O Sebrae é um parceiro muito importante e nós temos atuado em conjunto em várias ações em prol do desenvolvimento do município. A Lei Geral de Natal, por exemplo, foi uma contribuição importante que o município deu para que novos empreendimentos se instalem na cidade. A Prefeitura também quer se aliar ao Sebrae e a outras instituições para fazer o museu da Segunda Guerra Mundial, que pode se transformar numa grande atração turística, porque o turismo é a principal atividade geradora de emprego e renda da nossa cidade. Por isso, terá total prioridade na nossa próxima gestão”, promete Álvaro Dias.

O presidente do Conselho Deliberativo Sebrae-RN, Marcelo Queiroz, enfatizou para o prefeito a necessidade do apoio às micro e pequenas empresas, segmento que mais gera emprego e renda para o município. “O apoio aos micros e pequenos é fundamental, porque essas empresas são geradoras de muitos empregos e renda. A Lei Geral é um importante instrumento para a prefeitura, principalmente no estímulo às compras públicas em empresas do próprio município”, afirma Marcelo, lembrando que a desburocratização permite o aumento da arrecadação tributária.

O Guia aborda de forma clara e objetiva 10 temas distintos com orientações e recomendações importantes para o candidato: priorize a geração de empregos; mobilize quem constrói o desenvolvimento; desburocratize e simplifique a vida dos empreendedores; apoie o empreendedor; priorize as compras locais; promova o empreendedorismo nas escolas; promova a qualificação de quem mais precisa; fortaleça o empreendedor desenvolvendo as vocações do município; incentive a cooperação e o crédito e promova a inovação e a sustentabilidade. “O conteúdo do guia apresenta uma linguagem clara e objetiva, destacando as questões mais relevantes para um plano de governo robusto”, afirma Melo.

A publicação destaca também o papel do prefeito e do vereador diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e no enfrentamento das crises sanitária e econômica sem precedentes, que afetam o país e o mundo. O guia lançado pelo Sebrae conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também