Crédito: Reprodução

"Precisamos ser audaciosos e pró-ativos para fazer o Elefante se levantar e caminhar rumo ao desenvolvimento", diz o secretário de Tributação do RN

SAB. 28 NOV

"Precisamos ser audaciosos e pró-ativos para fazer o Elefante se levantar e caminhar rumo ao desenvolvimento". Estas foram as palavras finais do secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, em palestra ministrada no Fórum Negócios Experience, evento de empreendedorismo, marketing e finanças, transmitido pela internet, neste sábado (28).

O recado tinha um alvo: o investidor, que tem abandonado o Rio Grande do Norte, considerado por muitos investidores um ambiente hostil para os negócios, nos últimos anos. "Estávamos parados no tempo e ficamos observando os nossos vizinhos, Paraíba e Ceará, seguirem no caminho do desenvolvimento. Iniciamos um processo, a partir de 2019, de fazer o estado reencontrar o caminho do desenvolvimento".

Segundo ele, o Estado já avançou muito no atual Governo, principalmente, na modernização das legislações tributárias, em vários setores. "Fizemos uma ampla modernização, que deram um novo fôlego para a economia do estado e invertemos o processo de saída de investidores e empresas, que era comum por aqui", destacou Carlos Eduardo.

O secretário citou o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) e a modernização nas legislações tributárias do querosene de aviação (QAV), do setor de camarão e do regime especial para o setor atacadista, como avanços importantes e que contribuíram sobremaneira para a retomada da economia.

"Fizemos várias modernizações e atualizações na nossa legislação tributária e já tivemos muitas melhorias. Mas, com a pandemia, que gerou uma crise sanitária e, consequentemente, econômica, tivemos que adaptar algumas medidas. Mesmo assim, já temos números bastante positivos para o Estado neste segundo semestre de 2020", avaliou.

As medidas, segundo Carlos Eduardo, foram necessárias para mudar a imagem do Rio Grande do Norte para o investidor. "Destaco aqui, além dos avanços na legislação tributária, as licenças ambientais. Isso já melhorou muito o ambiente de negócios no Estado. O compromisso da Governadora é gerar segurança jurídica, atraindo ainda mais investidores, e gerando emprego e renda, e mais arrecadação para o Estado", afirma Carlos Eduardo, que projetou um 2021 promissor.

"Em março, nossas projeções eram mais pessimistas, diante da pandemia. Não imaginávamos uma retomada tão rápida, fruto de medidas assertivas do Governo no aspecto sanitário e humano, sem deixar de olhar para os impactos para a economia. Em julho, iniciamos um processo de retomada", disse.

E continuou: "Depois de acumularmos sucessivos números positivos entre agosto e novembro, projetamos um fim de ano muito promissor para a economia do Estado. Acho que vamos ter um grande final de ano, com vendas no comércio, e esperamos que isso reverbere para 2021, com um certo grau de incerteza ainda, por que a gente não sabe se o auxílio emergencial vai permanecer, por exemplo. Mas, com o estado fazendo o dever de casa, temos uma expectativa positiva na economia".

TURISMO

O turismo, um dos setores que mais sofreram durante a pandemia do novo coronavírus, pode ser o grande protagonista em 2021, segundo secretário de Tributação do RN. "A expectativa é muito boa para o turismo, que migrou um pouco do internacional para ao nacional, e já para este fim de ano", projetou.

Só no último feriadão, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) registrou uma ocupação na casa dos 80% nos hotéis do estado. "Para quem ainda não sabe, Natal é campeã de vendas no Brasil", revelou o secretário. "Acredito que o setor mais promissor para 2021 é o de turismo".

FÓRUM NEGÓCIOS EXPERIENCE

Em sua 5ª edição, o Fórum Negócios inovou, migrando 100% do físico para o virtual. Com o objetivo de impactar milhares de empreendedores, o “Rock in Rio" do Empreendedorismo, como é carinhosamente conhecido pelos palestrantes que já se apresentaram no evento, virou FÓRUM NEGÓCIOS EXPERIENCE e desenvolveu uma plataforma virtual inédita para a transmissão do evento durante toda sexta-feira (27) e sábado (28). Foram 26 horas de conteúdo rico em 43 palestras para aproximadamente 20 mil pessoas.

O Fórum Negócios Experience 2020 tem como patrocinadores: Unimed Natal, Totvs, Fortes Tecnologia, Solum/Beegin, Gear Up, Fala, Síndico Brasil, Cabo Telecom, Sympla, Mobster, Heroes Digital, Yazo, BNB, Sicoob, Ecomax, FRST, BWA Global, Governo do RN, Vitreo, Mcopos, Gelateria Preciosa, Autoforce, FEBRACIS.

  Revista Negócios
 Veja Também