Crédito: Arquivo | Agência Brasil

Prazo para recolhimento dos tributos será prorrogado no RN

QUA. 01 ABR

As empresas optantes pelo Simples Nacional no Rio Grande do Norte ganham um prazo de 90 dias para pagar o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A decisão do Governo do Estado atende a um pleito do setor produtivo, que, juntamente com equipe econômica, divulgou uma nota conjunta, estabelecendo 12 medidas que podem ajudar a empresas potiguares a minimizar os efeitos desse momento de adversidade causado pela pandemia do coronavírus. A prorrogação do prazo beneficia quase 182 mil negócios instalados no RN e que são optantes desse regime simplificado.

A decisão foi tomada na última segunda-feira, quando representantes do setor produtivo e membros da equipe econômica do governo participaram de uma videoconferência em que foram apresentados alguns pleitos. Postergar o prazo de vencimento do tributo estadual do Simples – o ICMS – está alinhado com a decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que já havia anunciado no dia 18 de março que prorrogaria o vencimento dos impostos federais para seis meses. Atende também a uma solicitação da Rede Sim, que emitiu carta aberta no último dia 30, pedindo que governadores e prefeitos estendam o prazo de pagamento dos respectivos tributos, no caso dos municípios, o Imposto Sobre Serviço (ISS).

A governadora Fátima Bezerra se comprometeu ainda em buscar atender a outras reivindicações apresentadas pelas entidades empresariais e, além da prorrogação do prazo do Simples, divulgou outras 11 medidas. Ficaram postergados também por 90 dias as licenças ambientais e do Corpo de bombeiros, assim como os parcelamentos tributários ativos. O governo também decidiu isentar doações de mercadorias destinadas aos órgãos públicos e assistenciais e definiu que serão adotadas medidas específicas para os setores que tiveram suas atividades mais fortemente impactadas ou paralisadas temporariamente, como é o caso do turismo.

Foi ainda ampliada a validade de Certidão Negativa para 90 dias e estabelecido o credenciamento automático dos contribuintes para fins de postergação do prazo de pagamento do ICMS antecipado até o dia 25 do mês seguinte. O governo determinou também a suspensão dos prazos dos Processos Administrativos Tributários (PAT) e prorrogação do prazo para entrega de Informativos Fiscais. Se comprometeu a facilitar o acesso a crédito e remanejamento de mais recurso para a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte e reforçar a segurança pública visando a manutenção da integridade das empresas. Deverá ainda priorizar, nas aquisições públicas, as empresas sediadas no Estado e inserir o setor produtivo no comitê de crise na construção de um plano de reabertura dos empreendimentos.

"O governo do estado entende que para atravessar a crise, será necessário que os entes públicos e privados estejam lado a lado, buscando preservar a saúde da população e da economia do RN", afirma o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que participou da videoconferência. Segundo ele, a prorrogação por 90 dias do pagamento do ICMS por parte dos contribuintes é uma tentativa do Governo do Estado para tentar mitigar os impactos devastadores da pandemia na economia potiguar. Isso porque, segundo ele, cerca de 90% dos contribuintes do ICMS no estado são optantes do Simples Nacional. O Governo sabe que a medida por si só não é suficiente, mas espera que o Governo Federal tome medidas mais amplas que visem, principalmente, a manutenção das empresas e a preservação dos inúmeros empregos gerados.

Alguns itens do pacote de medidas ainda dependem do aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que estará reunido remotamente nesta sexta-feira (3) e pode deliberar sobre a questão, assim como a aprovação do Comitê Gestor do Simples Nacional. Segundo o governo, as propostas já foram enviadas para análise de viabilidade.

No caso do município de Natal, a Secretaria Municipal de Tributação (Semut) divulgou na semana passada que vai prorrogar o vencimento de algumas taxas e tributos, mas somente até o dia 11 de maio. A Semut determinou, via portaria, novas datas para recolhimento do ISS incidente sobre a atividade exercida por Profissional Autônomo, da Taxa de Licença de Localização e da Taxa de Vigilância Sanitária. Permanecem inalteradas as datas referentes às 3a e 4a parcelas do ISS autônomo relativos ao exercício de 2020. O calendário passa a ser o descrito a seguir:

Taxa de Licença para Localização – 11/05/2020

Parcela Única do ISS Profissional Autônomo – 11/05/2020

1a Parcela do ISS Profissional Autônomo – 11/05/2020

2a Parcela do ISS Profissional Autônomo – 10/07/2020

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também