Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Crédito: Agência Brasil

Prates define nomes técnicos e de confiança para diretoria da Petrobras

 

O novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já definiu os nomes da nova diretoria da estatal. Os executivos devem ser anunciados em breve e tiveram o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É um misto de nomes técnicos, vindos dos quadros da empresa, e executivos da confiança de Prates. A troca será completa em relação à diretoria atual.

Joelson Mendes foi o escolhido para a diretoria de exploração e produção. Com longa carreira na Petrobras, ele é considerado um nome técnico e já foi gerente executivo de águas ultra profundas.

O executivo originalmente cotado para o cargo era o de Mario Carminatti, que liderou a descoberta do pré-sal. Segundo apurou a reportagem, ele acabou preterido por conta de uma postagem de sua esposa a favor de Bolsonaro.

William França da Silva vai assumir a diretoria de refino e gás natural. Ele também é funcionário de carreira da Petrobras e foi gerente de diversas refinarias da estatal no Brasil e no exterior.

O novo governo tem planos de retomar os investimentos em refino e interromper os processos de venda de ativos.

Também está ocorrendo uma reformulação de algumas diretorias. Claudio Romeu Schlosser é o escolhido para o que hoje é equivalente a diretoria de comercialização, mas que deve ganhar outro nome e novas atribuições.

Para a diretoria financeira e de relações com investidores, Prates trouxe uma pessoa da sua confiança: Sérgio Caetano Leite. O executivo é subsecretário de programas do Consórcio Nordeste e foi diretor da Expetro Consultoria de Petróleo e Gás.

Ainda não há definição sobre outras diretorias importantes e que são cobiçadas por políticos, como a diretoria de relações institucionais e a diretoria que vai cuidar da área administrativa e contratação de funcionários.

Com informações da CNN Brasil

  Revista Negócios
 Veja Também